Lojas que não pensam em e-commerce tendem a ficar para trás nessa corrida do mercado virtual. Mas montar um site chamativo que dê lucro é mais complexo do que se imagina, e para os empreendedores que estão dando os primeiros passos nesse novo mundo, a gestão dessa ferramenta pode ser confusa, ter uma boa plataforma é essencial.
Uma plataforma de vendas precisa de uma série de cuidados, como a escolha da hospedagem do site, o host, como é chamado. Da criação e escolha do domínio até a manutenção do site precisa de direcionamento e de alguns profissionais. É sempre bom lembrar que ferramentas intuitivas e o poderoso ‘faça você mesmo’ tem um limite.
A estratégia de marketing de um e-commerce passa, principalmente, pela recepção do cliente, ou seja, pelo site. Um site complicado, em que os caminhos de compra não são bem definidos e rápidos, geram baixas taxas de conversão de leads em vendas. Isso porque o seu site disputa em poucos segundos a intenção de compra do cliente com outros milhares.
E para que a sua plataforma de vendas seja a sua aliada e não inimiga vamos te passar uma lista de dicas importantes.
Uma boa manutenção faz toda a diferença
Muitos empreendedores acreditam que o site só demanda bons profissionais no seu início, e esse é um engano que faz com que a plataforma mate os negócios muito cedo.
Encontre bons profissionais que podem te auxiliar a sempre melhorar o caminho de finalização de compra do seu cliente. Aposte em um estilo orgânico, sensorial, que estimule a compra com botões simples.
Um layout simples é essencial
Chamar a atenção do cliente não é encher a Home com todas as informações da loja. É escolher o que é mais cativante em um primeiro contato e eleger as melhores imagens.
Deixe o layout visualmente confortável, com todos os botões visíveis. Mesmo que a sua intenção seja também a de captar informações, como um cadastro em Newsletter, não coloque caixas e caixas de textos na sua página. Escolha com estratégia o momento de pedir o cadastro.
A melhor dica para se montar uma home é: se coloque sempre no lugar de um consumidor. Analise os concorrentes, veja quais são as fórmulas já experimentadas. Montar um e-commerce de sucesso é juntar as ideias da empresa com as melhores possibilidades em site do mercado.
Tenha um bom canal de atendimento
Os e-commerces não contam com a simpatia humana, afinal de contas não temos vendedores que vão cativar a clientela logo de primeira, por isso é fundamental que o site tenha um bom desempenho e que o atendimento seja facilitado.
Antes de tudo, certifiquem-se que seus produtos estejam com todas as informações importantes visíveis. Depois, disponibilize uma maneira de tirar as dúvidas dos clientes, seja por e-mail, ou WhatsApp. A certeza do atendimento rápido gera a segurança que o cliente precisa para finalizar a compra.
Ouça os clientes
Não importa quanto tempo se passe, a melhor propaganda ainda é o boca a boca, por isso uma das melhores formas de vender é deixando visível os comentários que quem já comprou. Afinal de contas, quem nunca escolheu uma marca ou um produto devido a uma boa avaliação?
Deixe campos de comentários abertos e sempre responda seus clientes, mesmo os que fizerem reclamação. Esses, na realidade, são os que mais precisam do seu tempo. Resolva e deixe claro que o pós-venda também é um diferencial da sua empresa.
O bom relacionamento com o cliente é um ponto em comum entre os e-commerces e as lojas físicas. Independente do lugar, quem consome a sua marca tem que ser valorizado.
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