Gestão do E-commerce

Saiba como aumentar o tráfego orgânico através do CTR

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Saiba como aumentar o tráfego orgânico através do CTR
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Além de saber implementar as estratégias de marketing, é fundamental saber como analisar os resultados delas. Uma das ferramentas muito utilizadas para avaliar o tráfego orgânico é o CTR. Através dele você consegue saber qual é a taxa de cliques no seu site que chegaram de maneira orgânica.

Mas, se você, dono de um e-commerce não entende bem como isso funciona ou quais as consequências práticas para o seu negócio, não precisa se preocupar. Nesse artigo vamos explicar o que é o CTR orgânico, como avaliar o tráfego da sua página e ainda daremos algumas dicas de como fazer para melhorá-lo. Vamos lá?

O que é o CTR?

O CTR (Click Through Rate) é uma métrica utilizada no marketing digital capaz de calcular a taxa de cliques de um determinado site. Ele pode tanto mostrar mostra o número de cliques em relação ao número de vezes que o seu anúncio ou link para o seu foi exibido. Portanto, pode ser utilizado tanto para anúncios pagos como para tráfego orgânico.

Dito isso, fica fácil de entender porque ele é uma poderosa ferramenta e como conhecê-lo melhor poderá te ajudar na avaliação das suas estratégias de marketing. Através da análise do CTR você poderá entender quais as ações que funcionam melhor e quais precisam ser melhoradas.

É importante dizer que o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca também é feito com base no número de cliques que o seu site recebe. Portanto, essa também é uma forma de avaliar se o seu posicionamento vem melhorando ou não.

Como calcular o CTR de tráfego orgânico da sua página

O cálculo do CTR de uma página é feito com a seguinte fórmula:

  • CTR = (número de cliques / número de impressões) x 100

Por exemplo, se o link para o seu e-commerce foi exibido 200 vezes e, entre essas impressões você recebeu 10 cliques, isso significa que o seu CTR é de 5%. Entretanto, saber se um CTR é bom, não é tão simples assim.

Primeiramente porque ele pode variar dependendo da palavra-chave, já que provavelmente o seu site não irá ranquear da mesma forma para todas elas. Além disso, ele também depende do desempenho da concorrência.

Existem ferramentas que podem ser utilizadas para conferir qual é o CTR médio de diversas páginas do Google. Dentre elas, podemos citar o Advanced Web Ranking. Por lá você consegue acessar ainda quais acessos foram através de mobile ou de desktop, ou mesmo se o clique foi gerado através de palavra-chave de cauda longa ou curta.

Dicas para melhorar o CTR por tráfego orgânico

Atrair tráfego orgânico para o seu site é um trabalho em que exige consistência e que deve ser feito visando o médio prazo. Os primeiros resultados começam a aparecer cerca de seis meses a um ano depois do início das ações.

Existem diversos fatores que podem influenciar o CTR de tráfego orgânico do seu e-commerce. Por isso, conhecê-los é fundamental para saber o que pode ser melhorado. Lembre-se que ele depende da quantidade de cliques, portanto, é preciso tornar o seu link atrativo para os usuários. As principais formas para melhorar o CTR de tráfego orgânico são:

  • Title tag: também conhecido como título da página. Ele é diferente do H1, já que o title tag é aquele que vai aparecer nas buscas, enquanto que o H1 é o título efetivo da página. O title tag precisa ser descritivo, persuasivo e ter a palavra-chave;
  • URL: ela aparecerá logo abaixo do title tag, é importante que ela seja amigável, contenha a palavra-chave ou o título da página;
  • Meta Description: aparece logo abaixo da URL e ser para que o usuário saiba rapidamente qual é o conteúdo da página que está pesquisando antes mesmo de clicar nela. Ele precisa ser descritivo e sucinto.

Acessando o nosso blog você terá mais dicas de como fazer a otimização SEO on page do seu site.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br