Gestão do E-commerce

Saiba como criar um manual de marca para o seu e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Saiba como criar um manual de marca para o seu e-commerce
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

com que as pessoas reconheçam ela em qualquer lugar. Para isso, basta pensar em marcas conhecidas, como a Adidas, Apple, Mcdonald’s e tantas outras.

Para conseguir manter essa consistência é fundamental criar um manual de marca para e-commerce. Entretanto, se você não sabe nem por onde começar não precisa se preocupar. Neste artigo explicar o que é esse manual, porque criar um e ainda te mostrar como fazer isso. Vamos lá?

O que é um manual de marca e porque criar um

O manual de marca é um documento que trará todas as informações dos elementos visuais que estejam relacionados ao seu e-commerce. A exemplo disso são as informações de branding, e das campanhas de marketing.

Esse manual deve ser consultado sempre que uma nova campanha de marketing da sua empresa estiver sendo preparada. É ele que vai garantir que você use sempre o logotipo com as cores da sua paleta, do mesmo tamanho, na mesma proporção.

Ainda, o manual de marca terá informações também como as missões, valores e objetivos da empresa. Assim, ao preparar a nova campanha você conseguirá manter o mesmo tom de conversa com os clientes. Não destoando de comunicações realizadas anteriormente.

Manual de marca para e-commerce

São necessários diversos passos para a elaboração de um manual de marca para e-commerce. Entretanto, isso é algo que com planejamento você conseguirá fazer facilmente.

Conheça a sua marca

A primeira informação que o manual de marca para e-commerce deve conter é a história da sua marca. Com como os valores da marca e a forma como ela se relaciona com o cliente. Desta forma, será possível manter uma consistência na abordagem ao público, garantindo sempre o mesmo tom ao falar com  o cliente.

Identidade visual

A identidade visual de uma empresa possui diversos elementos, a seguir falaremos um pouco de cada um deles:

  • Logotipo: deve conter elementos gráficos que representem a sua empresa. Por exemplo, uma empresa que tem como uma das missões a simplicidade, não deve ter um logotipo cheio de detalhes. Prepare o logotipo em diferentes tamanhos, diferentes cores e em negativos;
  • Cores: Escolha qual será a paleta de cores do seu e-commerce. Ela deve ser utilizada no logotipo, no layout do seu site, e-mails e publicações em redes sociais. Inclua no manual de marca os códigos RGB e CMYK das cores;
  • Tipografia: essa etapa inclui a escolha da(s) fonte(s), o tamanho e as formatações (itálico, negrito e sublinhado) que serão utilizadas nas comunicações online;
  • Fotografia: eventualmente será necessário utilizar algum tipo de foto nas suas comunicações. Esse é o momento de definir quais são as orientações para a preparação ou escolha das fotos.

Últimas dicas do manual de marcas para e-commerce

É natural que ao longo do tempo as marcas passem por mudanças na sua identidade visual. Um bom exemplo disso é a Apple, criada em 1976 o primeiro logotipo da empresa não era a famosa maçã. Logo em seguida veio a maçã com as cores do arco-íris, depois uma maçã preta, em seguida a prateada/metalizada, e agora uma maçã em tons de branco e cinza. 

Essas mudanças aconteceram com tantas outras marcas, basta pesquisar no Google para descobrir. Portanto, não tenha medo de mudar a identidade visual da sua marca ou mesmo a forma como se comunica com o cliente. Isso mostra que a sua empresa também evolui e acompanha as demandas do mercado.

Entretanto, lembre-se de manter o manual de marcas do seu e-commerce atualizado. Como ele é o guia da empresa para todo tipo de comunicação realizadas, elas precisam acompanhar a evolução da marca.

Fique de olho no blog da Ciclo para mais dicas sobre e-commerce.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br