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Saiba como implementar estratégias de assinatura no e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Saiba como implementar estratégias de assinatura no e-commerce
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Existem diversas vantagens em oferecer um clube de assinatura para os seus clientes. Isso porque o cliente recebe produtos periodicamente, sem precisar se preocupar em realizar o processo de compra novamente. E para o e-commerce que consegue ter um melhor controle no faturamento da empresa e um maior número de clientes fidelizados.

Ficou interessado? Neste artigo explicaremos como fazer para implementar estratégias de assinatura no e-commerce. Confira!

Como implementar estratégias de assinatura no e-commerce

As estratégias de assinatura no e-commerce tem como principal objetivo a fidelização do cliente e proporcionar um melhor experiência de compra para ela. Entretanto, não é porque o cliente aderiu à assinatura oferecida pela sua loja virtual que ele está satisfeito. 

A implementação de um clube de assinatura deve levar diversos fatores em consideração, que serão explicados em mais detalhes a seguir.

Conheça o perfil do seu cliente

O primeiro passo para implementar uma estratégia de assinatura no e-commerce é conhecer o seu cliente. Por mais que você tenha um público-alvo definido e um produto que seja o carro-chefe da sua loja virtual.

Isso porque, provavelmente há uma lista de produtos que são os mais comprados e os mais pesquisados. Isso demonstra quais são os produtos que os seus clientes gostariam de receber. Mas, se mesmo assim você ficar na dúvida, você pode elaborar um questionário e enviar aos seus clientes através de e-mail marketing ou de comunicados online.

Escolha os produtos

Na hora de escolher os produtos a serem enviados periodicamente é importante focar na diversidade. Isso porque o cliente espera diversidade de produtos, desta forma ele pode experimentar e testar novas marcas e produtos.

Além disso, dependendo do nicho do e-commerce que você trabalha, veja se há a possibilidade de envio de pequenas embalagens, como é o caso de quem trabalha com cosméticos. Assim serão necessárias embalagens menores o frete fica mais barato também.

Defina o valor

O pagamento do clube de assinaturas é feito através de economia recorrente, ou seja, ele é fixo. Lembre-se de incluir no cálculo o valor dos produtos, da embalagem, da logística, do marketing, e qualquer outro custo que seja relevante. Dito isso, como você já conhece a quantidade de kits que serão enviados por mês, vale a pena negociar com fornecedores e transportadoras

Outro ponto importante é oferecer ao seu cliente diferentes opções de assinatura. Mas não precisa exagerar na quantidade, duas ou três são suficientes.

Logística

Um ponto importantíssimo é pensar bem em qual será a estratégia de logística a ser utilizado para entregar os produtos. Se você ainda tem poucos clientes a recomendação é em concentrar as entregas em um único dia. 

Por outro lado, se você já possui um grande número de entregas, ofereça pelo menos duas datas, estabelecendo um limite máximo de clientes pode data. Desta forma, será possível estabelecer uma boa logística de preparação dos produtos para envio e tempo hábil para realizar as entregas.

Foco na qualidade

Dentro da estratégia de assinatura no e-commerce, é imprescindível o envio de produtos de qualidade. De nada adianta enviar uma boa diversidade de produtos, entregar o kit dentro do prazo e ter valores acessíveis, se os produtos não foram de boa qualidade.

Produtos ruins podem levar o cliente a desistir do clube após alguns meses, fazendo com que o seu faturamento caia. Portanto, foco na qualidade.

Fique de olho nos feedbacks

Saber o que o seu cliente está pensando sobre o clube de assinaturas oferecido pelo seu e-commerce é fundamental para poder melhorá-lo. Faça pesquisas após os primeiros envios e para clientes que já fazem parte do clube a mais tempo. E acompanhe de perto das reclamações e elogios de cada cliente, sempre agradecendo pelo feedback.
Acessando blog da Ciclo você terá acesso a mais dicas para fidelizar clientes no seu e-commerce.

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