Gestão do E-commerce

Saiba como montar uma farmácia online de sucesso

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Saiba como montar uma farmácia online de sucesso
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Se você já tem uma farmácia física, e está pensando em como montar uma farmácia online poderá mudar o seu negócio para melhor. Entretanto, além de sabe como gerir o seu e-commerce e atrair mais clientes para o seu site, também é fundamental ficar atento às exigências legais desse tipo de loja virtual.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te contar quais são os requerimentos legais para montar uma farmácia online e ainda vamos dar algumas dicas para vender mais. Confira!

Requerimentos legais para montar uma farmácia online

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável por regulamentar a venda e a propaganda de medicamentos. Portanto, se você está pensando como montar uma farmácia online deve, primeiramente, ficar atento às regulamentações.

De modo geral a ANVISA exige:

  • Uma loja física;
  • Farmacêutico online para esclarecer dúvidas de pacientes que estejam relacionadas às medicações e posologias;
  • Nome e registro do farmacêutico responsável;
  • Informações do estabelecimento (razão social, nome fantasia, endereço, CNPJ, telefone e horário de funcionamento);
  • Número de todas as autorizações e licenças necessárias para funcionamento.

Além disso, você também deve ficar atento às propagandas, já que a ANVISA proíbe qualquer tipo de promoções ou publicidade de medicamentos que exigem prescrição médica. Nós temos um artigo completo sobre todas as exigências legais para loja virtual de farmácia.

Dicas para vender mais na farmácia online

Agora que você já sabe como montar uma farmácia online, do ponto de vista das regulamentações, é o momento de focar nas vendas. Nunca é demais lembrar que garantir a satisfação do cliente com entregas pontuais, bom atendimento e resolução de problemas é fundamental. Entretanto, nós temos mais algumas dicas que podem te auxiliar a aumentar as vendas.

1. Se cadastre no Farmácia Popular

O Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que subsidia o custo de medicamentos para os tratamentos das doenças mais comuns do país. Para participar dele é preciso que o estabelecimento esteja cadastrado, isso permite dar descontos de até 90% no custo de alguns medicamentos para o cliente, e o Ministério da Saúde transfere esse valor para a farmácia.

Lembre-se que os descontos são uma excelente forma de atrair clientes para a sua loja virtual. Mesmo que você diminua o ganho a cada item vendido, você pode aumentar o volume de vendas. Ou seja, uma coisa compensa a outra.

2. Vendas perfumaria e cosméticos

Nem só de medicamentos sobrevive uma farmácia online. Portanto, oferecer diferentes itens de perfumaria e cosméticos é uma excelente forma de alavancar as vendas do seu e-commerce

Ainda, é essencial que você possua uma sessão dentro do site destinado apenas à esses produtos. Fique de olho também para oferecer uma boa diversidade de marcas e escolha aquelas que são as mais procuradas.

3. Manipulação própria

Se você já possui um laboratório de manipulação na sua farmácia física, expanda o seu negócio para o mundo virtual. Afinal de contas, essa é uma forma de ampliar o seu nicho de atuação, já que existem várias especialidades, como: fitoterápicos, veterinária, biomedicina, ortomolecular, nutracêuticas e odontologia.

Lembre-se apenas que a ANVISA possui diferentes regulamentações para farmácias de manipulação e as farmácias convencionais. É que para conseguir atuar nessa área é preciso atender a todas as exigências legais.

4. Parceria com médicos

Essa parceria pode funcionar em duas mãos. Ou seja, os médicos podem indicar a sua farmácia para a compra de medicamentos, enquanto o farmacêutico pode indicar o consultório médico quando algum cliente procurar o estabelecimento porque está com algum problema de saúde.

Gostou do nosso artigo sobre como montar uma farmácia online e das dicas para alavancar as suas vendas? Acessando o blog da Ciclo você encontrará mais dicas e sugestões para o seu e-commerce.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br