O Google Shopping é uma ferramenta do Google que foi lançada em 2011. Ela tem como principal objetivo auxiliar o usuário na busca por produtos, de modo semelhante a um shopping virtual. Essa pode ser uma ferramenta interessante para te auxiliar a aumentar as vendas e o tráfego no seu site.
Ao longo desse texto explicaremos o que é o Google Shopping e como ele funciona, qual é a diferença dele para o Google Ads, como usar o Google Shopping e ainda as vantagens de fazer parte dele. Confira!
O que é o Google Shopping e como ele funciona?
O Google Shopping é uma ferramenta que auxilia o usuário a encontrar o melhor preço de um determinado produto. Da mesma forma, ele também auxilia a sua loja virtual a ficar melhor posicionada, aumentando significativamente as visitas à sua página e até mesmo o o número de vendas.
Para ficar mais fácil de entender, sabe quando você faz uma pesquisa no Google e, em primeira posição, antes mesmo de aparecer o link para qualquer outro site, aparecem imagens do produto que você procura e os preços de diferentes lojas? Esse é o Google Shopping, que funciona de modo semelhante ao Submarino ou ao Buscapé.
Google Shopping x Google Ads
Você provavelmente está se perguntando qual é a diferença entre o Google Shopping e o Google Ads, certo? Afinal de contas, as duas ferramentas do Google consegue te colocar nas primeiras posições de busca.
A principal diferença é que no Google Ads você é quem escolhe quais serão as palavras-chaves para as quais o seu site irá ranquear. Já no Google Shopping, é o Google quem decide quais são as palavras-chave relevantes para o seu conteúdo e que serão exibidas nas buscas. Por isso, é importantíssimo fazer um bom cadastro do produto.
Como usar o Google Shopping
Essa parece ser uma ideia interessante para auxiliar na divulgação do seu e-commerce certo? Por isso, agora vamos explicar como usar o Google Shopping para obter sucesso:
- Cadastre uma conta no Google Merchant Center;
- Em seguida, integre essa conta com a do Google Ads;
- Determine qual será o orçamento para a sua campanha no Google Shopping.
É importante dizer que, para ter sucesso no Google Shopping é fundamental que os produtos estejam corretamente cadastrados na sua loja virtual. Informações como: nome do produto, indicadores exclusivos, foto, URL, disponibilidade de estoque, valores, formas de pagamento e de entrega são fundamentais para se destacar. Lembre-se que você estará sendo comparado diretamente com a concorrência, e precisa se destacar.
Vantagens de usar o Google Shopping
Existem diversas vantagens de usar o Google Shopping no seu e-commerce. São elas:
- O cliente geralmente está em uma etapa mais avançada do funil, portanto, as chances de fechar negócio são maiores;
- Há uma aumento significado do tráfego pago do seu e-commerce;
- você conseguirá leads mais qualificados, já que o cliente sabe o que quer, precisando de menos informações nessa etapa;
- Aumento da taxa de conversão da sua loja virtual;
- Maior visibilidade para a sua marca, já que ela aparecerá com maior frequência, seja durante uma busca do usuário, quanto em anúncios do Google;
- Permite a análise de desempenho da sua loja virtual para diferentes itens, já que você consegue saber quais os produtos que mais apareceram nas buscas, além de conseguir analisar a concorrência de perto.
Agora que você já sabe como usar o Google Shopping para aumentar o tráfego e as taxas de conversão do seu e-commerce, acesse o blog da Ciclo e obtenha mais dicas que farão a diferença no sucesso da sua loja virtual.