Tecnologia e Inovação

Saiba o que é gateway de pagamento

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Saiba o que é gateway de pagamento
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Uma das partes essenciais de ter um e-commerce de sucesso é garantido segurança para a realização de pagamento online. Por isso, é fundamental que você entenda o que é gateway de pagamento e como utilizá-lo na sua loja virtual.

Neste artigo vamos explicar o que é um gateway de pagamento, quais as principais diferenças entre gateway e intermediadores e as vantagens de se utilizar o gateway. Confira!

O que é o gateway de pagamento?

O gateway de pagamento nada mais é do que uma interface que permite a transmissão de dados entre o cliente, a loja virtual e o banco. Ou seja, é uma das partes essenciais de todo e-commerce.

O gateway entra em ação quando o cliente finaliza a compra. Ele é que será responsável por entrar em contato com as operadoras de cartões de crédito para confirmar os dados, uma vez que as informações estejam corretas, a compra é finalizada.

Para ficar ainda mais fácil de entender, sabe quando você compra um item e fica aguardando a confirmação de pagamento? Isso ocorre justamente porque o gateway está verificando as informações.

É importante destacar que o gateway não recebe nenhum tipo de pagamento, ele é utilizado apenas para verificar as informações dadas pelo cliente. Neste caso quem fica responsável pelo recebimento do pagamento é o e-commerce.

Alguns exemplos de gateway são: Mundipagg, Yapay, Braspag, Locaweb e CobreDireto.

Gateway ou intermediadores? Qual escolher

Agora você já sabe o que é gateway de pagamento, mas mesmo assim, é muito comum confundi-lo com intermediador de pagamento. Isso é absolutamente normal, mas entender a diferença entre eles é fundamental para boa gestão do seu e-commerce.

Os intermediadores de pagamento também vão permitir a comunicação entre cliente, e-commerce e banco. Entretanto, ao invés de apenas verificar as informações fornecidas pelo cliente, ele também se responsabiliza pelo pagamento. 

A experiência do cliente durante a compra utilizando intermediadores de pagamento é um pouco diferente. Ao finalizar a compra, no momento de efetuar o pagamento, o cliente é redirecionado para a página do intermediador. Podemos citar como exemplos de intermediadores: PayPal, PagSeguro e Bcash.

Vale lembrar que os intermediários cobram pelo serviço. O valor a ser cobrado vai depender da forma de pagamento e de qual empresa você está utilizando os serviços. Além disso, o dinheiro pode levar até 14 dias para cair na sua conta.

Vantagens de se utilizar um gateway de pagamento

Veja agora quais são as vantagens de se utilizar um gateway de pagamento:

  • Maior segurança: paga o lojista, que consegue integrar o gateway com sistemas antifraudes. E também para o cliente, que consegue efetuar a compra através de sistemas com firewall e criptografados, garantindo maior segurança no pagamento;
  • Maiores taxas de conversão: como o cliente não é redirecionado para nenhum outro site no momento do pagamento, isso resulta em aumento das taxas de conversão do seu site;
  • Redução de custos: o gateway permite que você negocie diretamente com o banco os pagamentos, aumentando as chances de conseguir um melhor acordo. Além disso, o gateway cobra apenas uma porcentagem em cima do valor da venda, sendo muitas vezes, mais em conta do que os intermediários;
  • Integração facilitada: quem está começando no mundo do e-commerce precisa usar o tempo a seu favor. Quando menor tempo for gasto com integrações e configurações da plataforma melhor. Com o gateway você vai precisar fazer uma única integração para conseguir viabilizar as transações financeiras da sua loja virtual.

Independentemente das vantagens oferecidas, é fundamental que no momento de escolher entre gateway de pagamento ou intermediário você faça as contas e veja o que é melhor para o seu e-commerce. Momentos diferentes exigem estratégias e soluções diferentes.

Quer mais dicas para garantir o sucesso do seu e-commerce? Confira outros artigos no blog da Ciclo.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 96382-6109 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br