Teste A/B para e-commerce: Essencial para o aumento do seu ROI

03/02/2017

O que é teste A/B?

Os famosos testes A/B para e-commerce tem como objetivo comparar duas versões de uma página web para ver qual delas possui um melhor desempenho. Como no exemplo abaixo, vamos supor que você comparou duas páginas da web, mostrando as duas variações (página A e B) para os visitantes semelhantes ao mesmo tempo. A que possuir a melhor taxa de conversão irá vencer.

O que pode ser testado?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que pode ser testado, sendo que quase todos os elementos e informações de um site que afetam o comportamento dos visitantes podem ser avaliados em um teste a/b. A VWO listou alguns elementos que podem ser testados:

  • Headlines
  • Testemunhos
  • Chamada para texto de ação
  • Chamada para botão de ação
  • Links
  • Textos
  • Imagens
  • Conteúdo perto da dobra
  • Prova Social
  • Prêmios, Selos, Certificados e emblemas

 

 

Quando e como fazer teste A/B no e-commerce?

O principal objetivo de se realizar teste a/b é para que os resultados de aumento de conversão ou clique em um determinado objeto importante na página seja acionado, para isso é muito importante que o e-commerce que deseja realizar esse tipo de ação, possua um tráfego ideal para que a amostra dos testes sejam relevantes, assim gerando um real impactado nos resultados com base nas melhorias de usabilidade.

Processo de teste A/B para seu e-commerce

Assim como qualquer outro trabalho desenvolvido dentro de uma empresa, deve possuir um processo e para o teste A/B não é diferente, siga o passo a passo para desenvolver suas experiências:

  1. Estudar os dados do site: Utilize uma ferramenta para analisar o seu site, por exemplo, o Google Analytics e as etapas que estão com gargalos no seu funil de conversão.
  2. Examinar o comportamento do usuário: Agora é o momento de fazer análises com ferramentas de medição de comportamento dos visitantes, como análise de formulários, gravar as visitas, heatmaps, scrollmaps e pesquisas.
  3. Desenvolver uma hipótese: Após coletar todas as informações é o momento de você desenvolver suas hipóteses de testes, mas lembre-se que o teste deve ter um objetivo, como por exemplo: alterar a cor do botão de ação para aumentar a conversão.
  4. Testar a hipótese: Agora é o momento de criar as variações para que seja realizado o teste. É fundamental que seja utilizada ferramentas que fragmentam o tráfego no mesmo período para que as informações coletadas sejam ricas. Anote o período que será realizado o teste, os dados atuais e o resultado que deseja chegar.
  5. Analisar todos os dados e formar conclusões: Com teste já realizado colete todas as informações e faça a implementação da versão vencedora, se o resultado não foi o esperado retorne para a etapa 3.
  6. Relatório para todos os envolvidos: Para que as informações seja passada de forma correta, faça a integração dos resultados de testes e insights gerados com os times de marketing, TI e UI/UX.

Insights de testes A/B que você pode fazer o seu e-commerce

Separei testes feitos por alguns e-commerces para que você possa ter alguns insights para iniciar as primeiras experiências em sua loja virtual.

Página inicial

Normalmente a home é a primeira página onde um usuário acessa (a não ser que procure um produto especifico no Google).

Diversos sites começaram a adicionar o Trust Pilot widget que contém comentários de clientes ou emblema/certificados em diferentes etapas do funil. Expresso Relógios usou em sua página inicial, que aumentou suas vendas em 58,29% . A Webtogs começou a exibir emblemas em sua página inicial com outros emblemas de adjudicação:

Embora esteja bom, talvez uma posição mais perceptível destes emblemas possam ajudar a melhorar as suas conversões.

O e-commerce Bag Servant também aumentou a sua taxa de conversão de 72,05% quando adicionaram o estimado “WOW Winner” selo, no cabeçalho da sua página inicial.

Um estudo recente mostrou que selos de segurança e emblemas de confiança, melhoram a taxa de conversão em até 32%.

Um estudo realizado pela Forrest Research descobriu que 44% dos consumidores online, querem ajuda de um chat em tempo real quando eles estão no meio da sua compra. Em outro estudo de caso a Practical Commerce Reports em tempo real aumentou as conversões em 17% para Supply Geek.

Página de produto

O gatilho de senso de urgência é um forte aliado para aumentar as conversões da sua loja, ainda mais em produtos que estão em promoção. O tempo está acabando. Veja como o temporizador é usado pela Express Watches em sua página de produto para criar urgência:

Nós sabemos que o frete é um grande problema que afeta as conversões. Mas em contrapartida não podemos sair oferecendo frete grátis, pois corremos o risco de diminuir a lucratividade do e-commerce. Se você quer cobrar para o frete, mostre que o custo inicial. Ozscopes oferece uma calculadora de envio na sua página do produto:

Um estudo da comScore revelou que 47% dos clientes vão abandonar o carrinho se visualizarem que estão sendo cobrados pelo frete durante o checkout.

Página de checkout

Os CTAs (Call to action) têm um papel super importante, pois seu principal objetivo é fazer com que o usuário realize a ação que você deseja. Muitas vezes esse fator pode influenciar nos resultados das conversões do seu e-commerce. Para isso, você pode experimentar diversos tipos de variações:

  • Cores
  • Adicionar ícones
  • Mudar a localização
  • Texto da chamada
  • Tamanhos do CTAs

Muitas vezes para os profissionais de e-commerce, pequenos ajustes podem gerar um grande resultado. Segundo um estudo de caso da Optimizely, alterar o texto em um botão de “Continuar” para “Detalhes do produto”, gera um aumento de 54% na conversão.

Para aumentar a taxa de conversão em um checkout, devo utilizar várias páginas ou one-checkout?

Há um teste a ser feito para ambos. Uma verificação multi-página irá ajudá-lo a identificar onde as pessoas saem e cria uma melhor experiência para o usuário quando há um grande número de campos para preencher. Por outro lado, uma única página pode oferecer uma experiência de checkout mais rápido que as pessoas não precisem esperar por outra página carregar e mostra as pessoas exatamente onde eles estão no processo de compra.

Elastic Software Path fez um teste no site oficial Vancouver 2010 Olympic loja e descobriu o check-out de uma página superou o check-out multi-passo a 21,8%.

Um teste para experimentar seria remover a barra de navegação de todo o seu processo de saída. No entanto, você também pode querer experimentar o chat online sobre sua taxa de conversão checkout. Por exemplo, quando VeggieTales removeu seu menu de navegação, eles tiveram um aumento de 14% na receita por visitante.

Ferramentas para você utilizar no teste A/B do seu e-commerce

Nós como agência digital também usamos algumas ferramentas e aconselho para você utilizar nos testes a/b, elas são:

  • VWO
  • Optimizely
  • Google Analytics Experiment

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