Sem categoria

Tipos de E-commerce

Alan Rocumback
Escrito por Alan Rocumback em 13 de dezembro de 2019
Tipos de E-commerce
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Cada vez mais os consumidores utilizam a internet para efetuar suas compras, e tornando o comércio eletrônico cada vez mais presente no dia a dia. Mas você sabe quais os tipos de e-commerce que existem? E aqui não vamos falar de plataformas de e-commerce, empresas, nichos ou algo do tipo, e sim modelos de negócio onde ganharam escala através do e-commerce. Sendo assim, neste post separei alguns tipos de e-commerce que existem, confira!

tipos de e-commerce

Lista dos tipos de e-commerce

Elaboramos uma lista com os tipos de e-commerce que existem. Alguns deles são os mais tradicionais e mais vistos dentro do ambiente online, outros você talvez nunca tenha imagino que possa ter existido, então vamos a obter mais conhecimento sobre o comércio eletrônico.

E-commerce B2C

Talvez o mais tradicional dos tipos de e-commerce, o modelo B2C (business to consumer), se baseia em uma empresa que comercializa seus produtos diretamente para o consumidor final.

Você tem uma série de exemplos, como: Líquido, KVRA, Riachuelo, entre outras. O mais tradicional do varejo online. Neste modelo, geralmente os volumes de pedidos transacionados são em alta escala.

E-commerce C2B

Dentro dos tipos de e-commerce, outro a ser destacado é o modelo C2B (Consumer to Business), onde a lógica se inverte em relação ao anterior. Neste tipo de e-commerce, você tem os pessoas vendendo para as empresas. 

Podemos citar exemplos, desde fotógrafos que vendem suas fotografias através de plataformas para empresas, imagens e etc., ou seja, no modelo de uma plataforma de banco de imagens, por exemplo.

E-commerce B2B

Outro modelo que cresce entre os tipos de e-commerce é o modelo B2B (Business to Business), onde empresas vendem para empresas. Vemos muito deste modelo no setor atacadista. 

Neste modelo você encontra algumas particularidades, como ticket médio elevado, tempo de compra mais espaçado, exigências cadastrais e etc.

E-commerce C2C

No modelo C2C (Consumer to Consumer), os consumidores vendem para outros consumidores. Entretanto, geralmente para acontecer esta transação, há uma plataforma intermediária que ajuda no momento de exposição de produto e pagamento.

Você já deve conhecer algumas: OLX, Mercado Livre, entre outros. Sendo que através destas plataformas, você pode criar anúncios, dando maior alcance aos itens que está querendo vender. Outra contrapartida, é o percentual que você paga pela transação efetuada.

E-commerce B2A

Vamos falar agora de outro tipo de e-commerce, o modelo B2A (Business to Administration) Neste modelo de negócios dentro dos tipos de e-commerce, contempla aquela operação comercial entre empresas e o setor público.

Nestes casos, a administração pública realiza compras através destes fornecedores. Por se tratar de um órgão público, há maiores exigência e regulações a serem cumpridas, o que pode ser uma barreira maior neste tipo de negócio.

M-Commerce

O último modelo dos tipos de e-commerce que trago neste post, é o M-Commerce (Mobile Commerce), onde é uma modalidade que cresce cada vez mais devido ao crescente comportamento de compra dos usuários através dos dispositivos móveis.

Atualmente as maiores transações já são efetuadas por algum dispositivo móvel, seja smartphone, Tablet ou outro.

Conclusão sobre os modelos de e-commerce

Com o avanço do comércio eletrônico, diversos modelos foram surgindo e facilitando o processo de compra dos consumidores, sejam eles empresas, governo ou indivíduos. 

Para você que pretende abrir um e-commerce ou já possui um nestes moldes, deixe seu comentário com as experiências e dúvidas sobre eles.

Não deixe de compartilhar este conteúdo com outros colegas para aprender mais sobre o universo de comércio eletrônico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 96382-6109 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br