Gestão do E-commerce

WooCommerce: conheça as funcionalidades

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
WooCommerce: conheça as funcionalidades
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

O WooCommerce é um plugin importantíssimo no mundo do e-commerce. Isso porque ele permite que você transforme o seu site em WordPress em uma loja virtual. Portanto, se você está considerando essa possibilidade precisa conhecer melhor quais são as funcionalidades dele. Vamos lá?

Funcionalidades do WooCommerce

O WooCommerce é um plugin que foi criado em 2011 e que pode ser instalado em sites WordPress. Ele possibilita a venda de praticamente qualquer produto ou serviço, permitindo a integração das mais variadas formas de pagamento. Veja a seguir quais são as suas principais funcionalidades que irão te ajudar a melhor gerir o seu e-commerce.

Facilidade para cadastrar produtos

O cadastro de produtos e serviços é muito simples. Como ele permite que produtos semelhantes sejam duplicados, em seguida você pode apenas alterar os detalhes do produto. 

Além disso, ele também permite que você mantenha em destaque o(s) produto(s) ou serviço(s) que seja(m) o(s) carro-chefe da sua loja virtual. Bem como em acionar promoções e fazer lançamentos de produtos, incluindo até mesmo um cronômetro na tela.

Grande diversidade de formas de pagamento

Oferecer aos seus clientes uma boa diversidade de formas de pagamento pode aumentar as taxas de conversão do seu site. Com o WooCommerce você consegue fazer isso tranquilamente. Dentre os mais comumente utilizados podemos citar: cartões de crédito e débito; transferência eletrônica, boleto bancário, Mercado Pago, PagSeguro e PayPal.

Ela permite, inclusive, que você ofereça aos seus clientes a possibilidade de pagamentos recorrentes, como é o caso de assinaturas, em que os valores são pagos mensalmente pelo cliente.

Recuperação de carrinho abandonado

Os carrinhos abandonados são uma realidade de toda loja virtual. Entretanto, com o plugin WooCommerce é possível tentar resgatar esses clientes, já que os carrinhos abandonados podem ser identificados eu um e-mail é enviado para as pessoas que os abandonaram.

Código aberto

Com o WooCommerce você terá uma loja virtual com código aberto, ou seja, totalmente customizável. Se por um lado será possível deixar a sua loja do jeito que você quiser, por outro, se você não tiver conhecimento ou uma equipe de programação essa pode ser uma desvantagem.

Maior visibilidade nas redes sociais

Utilizando o plugin no seu site, você poderá se conectar com Facebook. Com isso você será capaz de aumentar o alcance da sua marca tanto de maneira orgânica, quando através dos anúncios no Facebook Ads.

Acompanhamento de pedidos

O plugin também oferece a possibilidade de acompanhar os pedidos e sempre manter contato com o cliente. Isso é feito através do envio de e-mails em diversos momentos da compra: fechamento do pedido, confirmação de pagamentos, envio da mercadoria, confirmação de entrega e feedback da experiência de compras.

Acompanhamento do desempenho da loja virtual

O WooCommerce emite relatórios periódicos com informações relacionadas à quantidade de vendas, quais os produtos mais vendidos, taxa de abandono de carrinho, dentre outros. Facilitando, assim a gestão do seu negócio virtual, bem como a tomada de decisões administrativas e estratégicas para aumentar as taxas de conversão.

Vale a pena ficar atento

Por mais que o WooCommerce tenha muitas funcionalidades, é importante que você conheça algumas desvantagens de utilizá-lo.

A primeira delas é justamente o fato de que em alguns momentos você provavelmente precisará contratar um desenvolvedor para conseguir deixar o site do jeito que você quiser. Isso se você não tiver conhecimento de programação. 

A segurança da sua loja virtual também será por sua conta. Para garantir que os seus clientes naveguem e façam compras de maneira segura, você pode utilizar o plugin Really Simple SSL, que é do próprio WordPress.

E por último, é fundamental que você faça backup das informações regularmente e também antes de fazer qualquer atualização do site. Desta forma você não corre o risco de perder informações ou deixar a aparência do seu site prejudicada caso haja problemas.
E para ter acesso a mais conteúdo sobre e-commerce, acesse o blog da Ciclo.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 96382-6109 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br