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7 ajustes para aumentar as conversões do seu e-commerce
23/05/2017Vender todos os dias, esse é o desejo de todos os empreendedores que atuam no segmento de e-commerce.
Como sabemos, o varejo precisa de um volume grande de pedidos para que você tenha uma boa lucratividade. Isto é um fato.
Então nos deparamos com alguns desafios no caminho. Se você já investe em marketing digital ou está se planejando para investir nestas ações para a sua loja virtual, separamos 7 dias essenciais para que você aumente suas conversões.
1 – Avalie as métricas corretamente
Antes de avançarmos precisamos checar um ponto importante, as métricas do seu negócio na internet.
Possuir uma boa ferramenta de análise te ajudará nesta fase. Com ela você poderá verificar onde está tendo um gargalo maior e o que deve fazer para resolver o problema.
Será que os canais que você investe estão performando corretamente?
Será que está tendo perda de conversões na fase de checkout?
O posicionamento do e-commerce nos buscadores está atraindo visitantes qualificados e adequados ao negócio?
Conheça as principais métricas para mensurar nas ações de marketing digital, clique aqui.
Saiba como implementar o Google Analytics corretamente em seu e-commerce, clique aqui.
2 – Evite abandono de carrinho
Checkout Simples e Eficaz
Saber reter boa parte dos clientes no checkout é essencial para que tenhamos um excelente desempenho.
Algumas empresas desenvolvem um e-commerce com um bom design e até mesmo oferecem um bom conteúdo, mas pecam na etapa de finalização do pedido.
Evite checkouts longos. Esta é uma das leis para que você aumente as conversões em sua loja. Algumas plataformas trabalham com o conceito de Easy Checkout.
Basicamente este modelo de checkout simplifica todo o processo de compra para o cliente, solicitando informações de cadastro e confirmação de produto em uma única página, evitando o processo longo por várias páginas especificas que acabam fazendo com que o cliente desista da compra.
Exemplo de um checkout simplificado:
Retenção e recuperador de carrinho
Você também pode optar por uma ferramenta de retenção de clientes. Esta ação foca exatamente em clientes que param no meio do processo sem finalizar a compra.
Digamos que um cliente tenha acessado a sua loja e selecionado um determinado produto ou vários no caso, porém não realizou a finalização, a ferramenta de retenção irá avaliar todo o comportamento do cliente no ambiente e sugerir promoções específicas para que este cliente realize a compra.
No exemplo abaixo utilizamos este processo em um de nossos clientes. Basicamente assim que o cliente importou os produtos para dentro do carrinho fechava a página antes de finalizar, apresentávamos promoções específicas e CTA (Call to actions) para que ele finalizasse a compra, veja o exemplo abaixo:
Os resultados foram expressivos. Com esta ação conseguimos reter até 35 % dos leads que eram perdidos, impactando positivamente no faturamento da empresa.
Saiba como funciona para implementar uma solução de retenção em seu e-commerce, clique aqui.
3 – Pop-up para captura de leads
Trabalhar a geração de leads é fundamental para que você possa obter uma venda futuramente. Os pop-ups nos ajudam nesta fase.
Vale ressaltar que a utilização de pop-up deve ser feita de forma estratégica e moderada para que não torne a experiência do cliente desagradável.
Com esta ação você pode utilizar uma chamada promocional: “Cadastre o seu e-mail e ganhe 20% de desconto na primeira compra”.
4 – Blog para e-commerce
Hoje se tornou fundamental um e-commerce possuir um blog integrado. É nítido o motivo desta ação.
Quando você possui um blog integrado ao seu e-commerce, você pode gerar um conteúdo personalizado para o seu público-alvo. Desta forma gerando um volume maior de visitas para a loja e gerando engajamento e reconhecimento da marca.
O blog e o marketing de conteúdo se tornam tão vitais para os negócios que vendem pela internet que não possuir esta estratégia dentro do seu planejamento de marketing acaba se tornando um grande erro.
Saiba como gerar conteúdo para tornar o seu e-commerce uma referência, clique aqui.
5 – Guest Posts
Digamos que já possua um processo de SEO rodando e precisa escalar ainda mais o tráfego para o seu e-commerce, umas das etapas dentro do SEO que contribui para isto são as ações offpages, basicamente ações como geração de backlinks (links externos ao seu site).
A partir do momento que você gera conteúdo, necessita espalha-lo a fim de atingir o público-alvo desejado. O guest post é uma das ações off Page, onde o foco é trabalhar um breve conteúdo em portais, sites, blogs relevantes para que tragam visitas para o seu site.
Uma das grandes vantagens em gerar guest posts é que em contra partida, os backlinks obtidos são com uma qualidade alta, resultando na atração de clientes qualificados para a loja.
6 – Retargeting
O retargeting é uma ação essencial para retenção de leads para um e-commerce. O seu maior foco tende a ser em armazenar o histórico de navegação do visitante para que posteriormente ele seja impactado em outras mídias com informações de produtos que o interessam.
Esta ação está presente em diversas plataformas, tais como Facebook, Google e Plataformas de Mídia Programática.
Abaixo um exemplo simples de como funciona o processo de retargeting:
7 – Estratégia de cupons de desconto
Os cupons de desconto podem ser um atrativo excelente para que retenha o cliente em seu e-commerce.
Assim como mencionei anteriormente, onde a ferramenta de retenção exibe um histórico com produtos de interesse para o cliente, ela também pode oferecer um cupom que pode ser gerado pela sua loja.
Outra opção é realizar parcerias com empresas de cupons, existem diversas empresas que possuem um grande volume de tráfego e focam unicamente em fornecer cupons de desconto para os visitantes. Avaliar o perfil destas empresas e trabalhar esse modelo de geração de cupons podem aumentar as vendas consideravelmente.
Considerações
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Um grande abraço.