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Como aumentar o ROI das ações de marketing digital do seu e-commerce
12/05/2017Melhorar os resultados obtidos e superar os valores de investimento, não é tarefa fácil. Somente com uma estratégia de marketing digital muito bem estruturada para que você aumente, de fato, o ROI do seu e-commerce.
Algumas dicas são fundamentais para que você alcance seus objetivos. Entretanto, cada uma delas deve ser bem trabalhada para que se possa extrair o melhor que cada uma tem a oferecer.
Também não se preocupe, pois montei este material de forma bem didática para que você consiga implementar tudo bem “direitinho”. Veja, então, neste conteúdo: de que maneira otimizar os números do ROI das estratégias de marketing digital do seu e-commerce. Confira!
Faça um planejamento de Marketing Digital
Antes de mais nada, o importante para ter maiores chances de sucesso nessa empreitada, é definir bem as metas que você pretende alcançar. Tudo deve estar bem claro, desde o que deve ser atingido, passando por como será atingido e em quanto tempo isso será feito.
Para esta etapa de planejamento, uma ótima ideia é utilizar a metodologia S.M.A.R.T. Ela consiste em delimitar 5 pontos para começar um bom trabalho:
- S (Específico): Não seja genérico;
Exemplo: Quero atingir um faturamento de R$ 500 mil/mês (não coloque quero aumentar meu faturamento)
- M (Mensurável): Coloque números em sua meta;
Exemplo: Tenho que atingir 80 vendas no mês (não coloque “quero vender mais”)
- A (Alcançável): Estabeleça metas possíveis, dentro da sua realidade e de acordo com seus recursos;
Exemplo: Tenho que investir R$ 15 mil/mês em vendas e em marketing (coloque a verba que possui para alcançar os objetivos)
- R (Relevante): Deve possuir uma relevância pessoal e empresarial;
Exemplo: Gostaria de conhecer o interior da França no inverno. Pense em algo que realmente esteja motivando essa sua ação.
- T (Temporal): Defina um prazo específico com data e horário.
Exemplo: 02/05/2017 às 23 horas (seja bem específico com o tempo que deseja alcançar essas metas).
Elabore estratégias eficientes
Para um site de e-commerce é fundamental ter estratégias pontuais, que alavanquem o tráfego de visitantes, aumentem os números de conversões e, claro, melhore o faturamento.
Para chegar nesses objetivos é muito comum e satisfatório o uso de estratégias, como:
- Marketing de Busca – Otimização para ferramentas de busca – SEO, links patrocinados, como Google AdWords e comparadores de preços;
- Marketing de Relacionamento – Mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest e e-mail marketing;
- Marketing de Display – Banners em blogs e portais através da rede de display do AdWords, Facebook Ads e outras ações isoladas;
- Marketing de Conteúdo – Conteúdo de qualidade em um blog bem estruturado que funciona não só como ferramenta de exposição nos buscadores como fideliza os acessos.
- Inbound Commerce – Tem como o objetivo fazer captação e nutrição de leads com o objetivo de aumentar as vendas de forma previsível e sustentável.
Não entre em pânico, caso você não saiba como implementá-las. Este conteúdo visa justamente apontar um caminho e também mostrar como percorrê-lo. Por isso, já já eu explico de forma completa cada uma dessas estratégias.
Utilize a jornada de compra do cliente a seu favor
Estabelecer uma jornada de compra do seu público alvo também é imprescindível. Ela auxilia o seu entendimento sobre o nível de entendimento que sua demanda potencial têm em relação ao seu produto ou serviço.
Por isso, pense num funil separado em três partes: topo, meio e fundo. Imagine que no topo as pessoas precisam resolver um problema e seu produto pode ajudá-las. Contudo essas pessoas ainda não tem conhecimento sobre sua empresa e portanto você deve abordá-la de maneira sutil, “conversando” sobre o contexto da situação.
Já no meio, estão as pessoas que identificaram a solução para seus problemas e então você pode começar a falar justamente sobre a forma de resolução e como ela é feita.
No fundo, estão as pessoas que já reconheceram que sua empresa possui capacidade de resolver seus problemas e está disposta a ouvir o que você tem a falar sobre como seu produto ou serviço irá definitivamente entregar aquilo que o cliente espera.
Com a jornada de compra estabelecida, fica mais fácil criar conteúdos que sejam relevantes a todos para, então, convertê-los em leads e oportunidades para vendas. Essa parte “conversa” muito com a metodologia de inbound marketing, que a seguir também vou detalhar melhor para você entender.
Veja agora todas maneiras que você pode, de fato, trabalhar e aumentar o seu ROI.
As opções para você trabalhar e aumentar o seu ROI
SEO
Search Engine Optimization (SEO) busca reduzir o custo por aquisição de novos clientes. Para isso, é montada uma estratégia de otimização para melhorar o ranqueamento nas páginas de resultados dos portais de busca, como Google, Yahoo e outros.
As técnicas variam entre uso de palavras chave, links internos e externos e relevância de conteúdo. Hoje, para sites elaborados em WordPress, por exemplo, já existem inclusive plugins, que auxiliam na hora de otimizar um site ou blog post. Uma ótima opção nesta hora é o Yost, plugin que é muito funcional e também confere um ganho maior ao site em termos de audiência, tráfego, acessos, cliques e conversões.
Mídia paga
Uma boa estratégia de SEO pode ser fundamental para redução do custo de aquisição de novos clientes. Contudo, para começar a apresentar resultados, esta estratégia precisa de um tempo. Entre 2 e 3 meses se for bem estruturada.
É nessa lacuna que se encaixa a mídia paga. Enquanto o SEO vai amadurecendo, o patrocínio de palavras chave nos portais de busca como o Google ou em mídias sociais como o Facebook Ads, vão dando aquele primeiro “empurrãozinho” na campanha de marketing digital do seu e-commerce.
Os resultados com este tipo de estratégia é imediato, porém muito custoso. Por isso, o ideal é gerar um equilíbrio de investimentos entre SEO e mídias pagas para que você não fique eternamente refém deste modelo.
Mídia Programática
Como o nome sugere, esta é uma maneira de comprar impressões precisas que direcionam a sua oferta diretamente a sua potencial demanda. Ao contrário de como era feito anteriormente, onde era necessário comprar muitas impressões para atingir um percentual muito pequeno do seu target, agora o fator humano foi reduzido e assim você consegue melhores resultados.
Tudo é feito de forma automatizada através de uma ferramenta que faz o meio de campo entre publisher e anunciante. Você pode entender melhor clicando aqui.
Inbound Marketing
Esta é uma metodologia que está fazendo muito sucesso nos Estados Unidos e em todo o mundo. Uma maneira inovadora de fazer marketing, que visa a criação de leads e oportunidades para vendas.
Com o conceito de funil, assim como o da jornada de compra, o Inbound Marketing educa os visitantes do site a respeito do produto ou serviço que está sendo oferecido. Com conteúdos segmentados pela jornada de compra dos clientes, a metodologia incentiva o avanço nas etapas do funil para que os leads amadureçam e estejam prontos para uma abordagem.
Com toda essa preparação fica muito mais assertivo cada “approach”, elevando as taxas de conversão oportunidades x vendas.
Marketing de conteúdo
Figurando entre as maiores tendências do ano de 2017, o marketing de conteúdo é um ponto importantíssimo para aumentar seu tráfego de visitantes. Além de gerar autoridade sobre os assuntos abordados, os conteúdos disponibilizados no blog são cruciais para melhores posicionamentos nas páginas de resultados de busca dos portais.
70% dos acessos de e-commerce são provenientes de portais de busca, o que denota ainda mais a necessidade de se trabalhar bem esta questão.
CRO (Otimização de taxa de conversão)
Conversion rate optimization ou otimização de taxa de conversão é a estratégia que procura aumentar a rentabilidade das ações de marketing de um e-commerce. É composta por uma série de ações como:
- estudo de usabilidade;
- testes A/B e multivariáveis;
- uso de gatilhos-mentais;
- uso de ferramentas;
- outras ações.
http://blog.cicloagenciadigital.com.br/otimizacao-de-conversao-para-e-commerce/
Fique de olho no seus KPIs
Avaliando os dados corretamente, você consegue encontrar os melhores caminhos. Veja os principais:
CPL (Custo por lead)
O custo por lead é um indicador excelente para ser analisado e normalmente ele se torna uma carta na manga para equipes de marketing conseguirem maiores investimentos na área digital. Isso, pois alguns dados apontam para que o investimento em campanhas digitais com SEO, mídias sociais e blogs, são até 61% mais baratas que os meios tradicionais.
O cálculo é simples, porém revela uma realidade muito interessante, na maioria dos casos: valor de investimento ($) x número de leads gerados.
CAC (Custo por aquisição de clientes)
Em resumo, o CAC é o valor de aquisição de cada cliente, ou seja, quanto você gasta para atrair novos clientes. Saber este valor é fundamental para que você tenha melhores resultados no seu e-commerce.
Para calculá-lo, basta somar todos os valores de investimento para atração dos clientes, pelo número de clientes conquistados no mês. Deixe de fora desta equação, valores de investimentos das áreas que em nada contribuem de forma direta à atração de público. Por exemplo:
- setor de produtos;
- setor administrativo;
- setor de fornecedores;
Você deve mensurar muito bem o seu CAC para que o ticket médio gasto pelos clientes supere o valor de investimento. Caso contrário, você estará tendo prejuízos.
Ticket Médio
Este é o valor médio gasto pelos seus clientes do e-commerce. Para se chegar no valor de ticket médio, é preciso somar todo o faturamento e dividir pelo número de clientes.
Assim, você terá em mãos o dado preciso de quanto se gasta em média cada cliente em sua loja virtual. O valor de ticket médio é importantíssimo para fazer uma relação com o custo de aquisição de cada cliente, uma vez que o valor gasto por eles deve, logicamente, superar os valores de investimento para atraí-los.
Aumentar o ROI exige muito esforço e dedicação, pois as estratégias de marketing digital são complexas e podem demandar muita energia para gestão. Contudo, quem busca o crescimento do seu negócio, implementa cada uma delas com precisão, para que o sucesso seja consequência certa.
Não deixe de fazer o mesmo. Mensure suas métricas, acompanhe de perto os resultados do seu empreendimento e veja os objetivos sendo alcançados como o planejado.
http://blog.cicloagenciadigital.com.br/como-montar-um-relatorio-de-marketing-digital/
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