Anúncios na Amazon Prime Video: o que esperar da nova funcionalidade da plataforma para 2024

27/09/2023

A Amazon anunciou planos para introduzir anúncios no Prime Video a partir de 2024. Os assinantes nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Canadá terão acesso a essa opção no início do próximo ano, com uma taxa mensal de US$ 3 para um nível livre de anúncios. Os usuários na França, Itália, Espanha, México e Austrália devem ver anúncios no serviço de streaming no final do próximo ano, embora ainda não haja informações sobre a disponibilidade no Brasil.

Essa estratégia segue o exemplo de concorrentes como Netflix e Disney+, que já incorporaram anúncios em seus serviços de streaming. Os anúncios no Prime Video permitirão à Amazon continuar investindo em conteúdo atraente e expandir seus negócios de publicidade. No entanto, a empresa enfatizou que planeja ter “significativamente menos anúncios do que a TV linear e outros provedores de streaming de TV.

A Amazon já possui serviços com anúncios, como o FireTV e o Freevee, um serviço de streaming gratuito com publicidade disponível em algumas regiões. Essa mudança também acompanha aumentos anteriores nas taxas de assinatura do Prime Video nos EUA e no Brasil. 

Ainda que a medida da plataforma seja polêmica, é de se compreender e até de se esperar que as plataformas de streaming sigam por esse caminho. A Netflix, por exemplo, espera que a receita com publicidade represente mais de 10% de sua receita anual, que é de cerca de US$ 32 bilhões. Um valor difícil de passar despercebido. 

Do lado dos assinantes, o que não se pode ignorar é a insatisfação gerada. Uma pesquisa realizada pela The Harris Poll em outubro de 2022 revela que 81% dos entrevistados afirmando que veem os mesmos anúncios com muita frequência. Além disso, 70% dos entrevistados afirmaram não ter interesse em comprar produtos anunciados em plataformas de streaming. Da mesma pesquisa, descobriu-se que menos de um quarto dos entrevistados estaria disposto a pagar mais por uma experiência de streaming sem anúncios, destacando que o custo da assinatura é a principal consideração para a maioria dos consumidores ao escolher uma plataforma de streaming.

Fica, então, o desafio final: como anunciar com qualidade e eficiência para um público saturado e alérgico a anúncios? Ou, como alinhar a publicidade aos interesses corretos? A sutileza e assertividade seguem sendo essenciais na hora de anunciar.