Assumi a gestão de um novo e-commerce. E agora?

29/03/2025

Recentemente, a Ciclo recebeu uma mensagem que representa um cenário cada vez mais comum no mercado:

“Ciclo, a operação está estagnada há 3 anos com 500 pedidos por mês. A meta é chegar a 2.000, mas sem aumentar o custo de mídia. Você consegue me dar um norte?”

Desafio lançado. E o melhor caminho começa por uma análise clara dos motores de crescimento de qualquer e-commerce.

Os 4 motores que impulsionam pedidos no e-commerce

Para destravar o crescimento, é preciso entender de onde vêm os resultados. Toda operação de e-commerce se apoia em quatro pilares fundamentais:

1. Audiência

O volume de visitantes no seu site. Métrica: Sessões ou usuários únicos

2. Eficiência de vendas

O quanto sua loja converte visitantes em compradores. Métrica: Taxa de conversão

3. Volume de receita

Quanto o cliente gasta por compra. Métrica: Ticket médio

4. Fidelidade dos clientes

O quanto o cliente volta a comprar. Métrica: Taxa de recompra

Diagnóstico inicial da operação

A nova gestora já tinha os principais números em mãos:

  • Usuários/mês: 70.000
  • Taxa de conversão: 0,71%
  • Ticket médio: R$ 350,00
  • Taxa de recompra: 2,2%

Com esses números, a operação estava girando mesmo em torno de 500 pedidos por mês.

🎯 Primeira meta: aumentar a taxa de conversão para 3%

Se conseguíssemos sair de 0,71% para 3% de conversão, com o mesmo tráfego, o e-commerce saltaria para 1.155 pedidos/mês — um aumento de mais de 130%, sem investir R$ 1 a mais em mídia.

O que estava travando a conversão?

  • Frete caro e prazo de entrega acima de 10 dias para SP, justamente o estado com maior volume de acessos.

Solução: Reestruturar os parceiros logísticos e melhorar o SLA de entrega.

🎯 Segunda meta: aumentar a taxa de recompra

Com taxa de recompra em 2,2%, era essencial aumentar esse indicador com ações de relacionamento e retenção.

Dois erros identificados:

  • Não havia nenhum contato pós-venda com o cliente.
  • A empresa não utilizava tecnologia de CRM.

Soluções implementadas:

  • CRM integrado ao e-commerce
  • Criação de réguas de relacionamento multicanal:
    • E-mail
    • WhatsApp
    • SMS

Objetivo: manter a marca presente na jornada do cliente e ativar recompra com inteligência.

A grande lição para escalar sem mídia: olhar os indicadores certos

Quando você entende os motores de crescimento de um e-commerce, cada alavanca vira uma oportunidade.

E-commerce que cresce com eficiência não foca só em tráfego. Foca em resultado.

  • Aumentar a conversão
  • Aumentar a recompra
  • Melhorar a experiência
  • E só depois disso, escalar mídia

📌 E você, já conhece os motores de crescimento do seu e-commerce?


A Ciclo é agência de marketing para e-commerce. Fale com nossos especialistas.