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Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce
25/10/2016Aumento de conversão fator X para o sucesso do seu e-commerce
Um dos maiores problemas dos e-commerces é saber quais ações ou estratégias podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu site. Mas antes disso tudo, o planejamento do que será executado e também o conjunto de estratégias que você utilizará, deverá ser desenvolvido com muito cuidado e acima de tudo é que todas as propostas de melhorias devem ser embasadas em cima dados coletados com as experiências e históricos das ações de marketing.
O que quero dizer com isso?
Aqui na Ciclo, nós temos uma metodologia chamada TED A+O, onde ela é divida por:
T (Tráfego): Nós mapeamos toda a quantidade e qualificação do tráfego, para saber se o site ou marca chegou ao seu limite de audiência.
E (Experiência): A experiência é onde fazemos testes A/B e multi-variáveis, mapeamento da jornada de compra do cliente e entre outras ações.
D (Dados): Utilizamos plataformas tecnológicas para coleta de todas as informações internas e externas do cliente.
A (Análise): Desenvolvemos os modelos de análises de negócio e marketing
O (Otimização): Aqui é onde entramos na etapa de execução e aprimoramento das ações.
Quis demonstrar esse exemplo, pois antes de qualquer melhoria de taxa de conversão e etc, deve haver histórico, testes e análises para que você tome a decisão correta em cima do seu projeto.
Nesse conteúdo irei mostrar algumas informações relevantes dos e-commerces e como melhorar o sua taxa de conversão.
Dados do e-commerce brasileiro
Um estudo do Sebrae, trouxe os seguintes dados sobre os e-commerces brasileiros em 2016:
Média da taxa de conversão
- 1,5%
Como a taxa de conversão influência no lucro
- 2,0% e-commerces que possuem lucro.
- 1,5% e-commerces que estão empatados.
- 1,0% e-commerces que estão no prejuízo.
Taxa de abandono de carrinho
- 34%
Situação financeira dos e-commerces
- 51% operam em lucro.
- 28% empatado.
- 21% prejuízo.
Entenda a importância do tráfego, antes da otimização da conversão
É muito importante antes de qualquer ajuste para otimizar a sua conversão é que seu site possua um bom tráfego. Pois essa etapa implica em analisar tráfego por canal, seja Google Adwords, Redes Sociais e etc.
Mas o que seria um bom tráfego? Isso pode variar de mercado para mercado, pois existem sites que são verticalizados e 2.000 visitas já é uma boa quantidade. Faça uma avaliação do seu mercado e concorrentes.
Qualidade do tráfego
Quando falamos de avaliar o tráfego por canal é muito importante entender a qualidade dele, pois a pessoa que vem de um buscador, não possui o mesmo perfil de uma pessoa das redes sociais.
Faça análise das suas campanhas e ações de marketing, o mais importante é entender acima de tudo o objetivo dessas ações e conhecer a jornada de compra para mensurar sua qualidade.
Formula da taxa de conversão
Para você entender a taxa de conversão a formula é simples: número de visitantes/ conversões*100= X%
Dicas de como aumentar a conversão do seu e-commerce
As dicas abaixo são com base em estudos realizados e também para que você entenda qual visão que se deve ter para melhorar as conversões do seu site. A análise deve ser 360º, nunca avalie um fator isoladamente.
Jornada de compra
Entender a jornada de compra dos clientes é fundamental para saber o momento exato de enviar uma oferta por email, impactar com um banner de remarketing e etc.
Faça o mapeamento de toda essa jornada com o histórico que você possui, seja no Google Analytics ou em qualquer outra plataforma que você possua essas informações.
9 dicas fundamentais para aumentar sua conversão
- Pense sempre experiência de compra do usuário;
- Fazer testes A/B ou multivariável é essencial para saber qual tipo de página, texto, botão e etc. converte mais;
- Checkout: quanto mais simples melhor. Avalie as dificuldades que seus usuários estão tendo nessa etapa;
- Monitore a taxa de abandono de carrinho, saber o volume que está armazenado no carrinho dos seus clientes e engajá-los a concluir essa compra fará com que sua taxa e receita cresçam em conjunto;
- Mobile: fundamental que seu site possua uma boa usabilidade para os dispositivos móveis;
- Email marketing: use e abuse dessa plataforma, o canal que você possui maior proximidade do cliente e também a maior taxa de conversão dos e-commerces;
- Segurança e credibilidade da sua loja (certificado digital, avaliações de produtos e etc.);
- Atendimento: invista em canais de comunicação com as redes sociais
- Pós venda: não pense que após uma venda o relacionamento com seu cliente acabou. Trabalhe melhor o seu relacionamento, pois é mais barato trabalhar com um cliente existente do que trazer novos.
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