CTAs no E-commerce – Como avaliar e otimizar resultados

12/05/2017

Um dos fatores determinantes para o aumento de conversão em e-commerce, sites e blogs é um call to action bem definido.

CTA (call to action) em português “chamada para ação”. Geralmente quando estamos em um site de compras, como e-commerce, nos deparamos com as chamadas de ação seja “compre agora” ou “clique aqui e cadastre-se”, são uma série de chamadas que são trabalhadas estrategicamente para que possamos aumentar as conversões.

Por que os Call to Actions são importantes para um e-commerce?

Os call to actions não se prendem apenas aos e-commerces, podem ser utilizados em blogs e sites, e-mail marketing e qualquer tipo de peça de comunicação digital que necessite que o usuário tome uma determinada decisão.

Devemos ressaltar que os CTAs devem ser claros, objetivos e ter uma forte relação com sua proposta. Ninguém gosta de clicar em um botão para realizar uma determinada ação e se deparar com algo completamente diferente daquilo que foi proposto inicialmente.

Exemplo call to actions:

Exemplo 2:

Conteúdo específico para melhorar a experiência do usuário.

Fornecer um conteúdo específico é essencial para aumentar o ganho de conversões, fazendo isto você aumenta positivamente a experiência do usuário em seu e-commerce, estimulando com que o mesmo converta mais rápido.

O call to action também entra nesta camada. Como você estará trabalhando conteúdos específicos para o cliente, a chamada de ação também deverá ser trabalhada. Nem sempre o “clique aqui” é suficiente para que o usuário converta. Na maioria dos casos personalizar a chamada aumenta o ganho.

Aqui na Ciclo Digital em nossa página de conversão, utilizamos o termo “falar com o consultor”, isto se torna necessário para que o cliente saiba que tipo de profissional ele irá lidar após converter em nosso formulário.

Clique aqui para visualizar

Psicologia de cores para call to actions

Saber trabalhar a cor ideal em seus call to actions também é essencial para o sucesso de suas conversões, geralmente algumas empresas posicionam chamadas de ação e esquecem de avaliar qual a cor ideal para o botão.

Cometer este erro faz com que você perca oportunidades de vendas em sua loja. A psicologia das cores poderá ajudar e muito neste momento.

Vamos para algumas dicas básicas sobre cores a serem aplicadas:

Vermelho: Cria senso de urgência, é uma cor utilizada para atrair compradores compulsivos.

Curiosidades sobre a cor vermelha: é a primeira cor que o olho enxerga pela manhã e a primeira que a criança consegue reconhecer.

Amarelo: Usada para prende a atenção do cliente. Mostra clareza. Excelente opção para detalhar call to actions.

Curiosidade sobre a cor amarela: Estimula a memória.

Laranja: A cor da laranja também pode ser utilizada para prender a atenção do cliente, muito utilizada em chamadas como “compre agora”, “Acesso imediato”.

Verde: A cor verde passa tranquilidade, natureza, dinheiro e marcas ricas. Muito utilizada em lojas para relaxar os clientes.

Saiba como utilizar a psicologia das cores em seu e-commerce, clique aqui.

Considerações

A utilização de chamadas de ação bem planejadas são essenciais para a melhoria em suas conversões, portanto focar em oferecer a melhor experiência ao usuário se torna fundamental.

Para que você possa saber que tipo de call to acition está apresentando melhores resultados, é totalmente indicado que utilize alguma ferramenta de usabilidade para realizar um mapeamento aprofundado. Existem ferramentas no mercado que mapeiam todo o histórico de utilização do cliente.

Aqui na Ciclo Agência Digital utilizamos duas ferramentas que facilitam o dia-dia dos projetos, elas são:

Crazy Egg – Saiba o que é o crazy egg, clique aqui

Hotjar – Saiba o que é o Hotjar, clique aqui

Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma.

Um grande abraço.