Por que sua loja física precisa expandir para a virtual?

22/05/2017

No varejo o grande desafio é manter um bom fluxo de vendas diariamente. Como os custos em muitos casos são altos, as empresas buscam sempre novas formas de se diferenciar dos concorrentes para obter um melhor resultado em suas vendas.

Loja física VS Online

Para que uma loja física consiga aumentar o seu faturamento é necessário que amplie os seus canais de venda e muitas vezes acabam por abrir uma nova unidade em outro local.

Esta estratégia de expansão é bastante válida, porém vale ressaltar que ao aplicarmos este modelo os custos envolvidos também sobem.

Porém, há uma forma de expandir a empresa de maneira escalável e que seja possível vender para todo o país, caso seja a sua estratégia de negócio.

O e-commerce entra exatamente neste momento do negócio, quando decidimos expandir nossas vendas sem necessariamente precisarmos abrir uma nova unidade física.

Potencial de crescimento de um e-commerce

Segundo a EBIT o e-commerce deverá crescer 12% no ano de 2017, atingindo um faturamento total de R$49,7 bilhões.

Todo ano a E-BIT lança dados atualizados sobre o crescimento deste segmento e os principais setores.

Principais vantagens do e-commerce e seus desafios

Quando trabalhamos as vendas através da internet temos uma possibilidade muito maior de alcance se comparado a uma empresa física.

Isto ocorre porque quebramos um fator chamado limite geográfico, ou seja, um e-commerce bem posicionado pode ser encontrado por qualquer pessoa com acesso a internet.

Outro fator determinante que você precisa saber, é que o marketing digital fará parte do dia-dia do seu negócio. Se você faz ações de marketing para sua loja física, tenha certeza que fará muito mais no e-commerce.

Trabalhar ações de marketing digital se tornou fundamental para que você tenha conversões em vendas. Sem estas ações será praticamente impossível que realize uma única venda.

Portanto planeje-se bem, pois este caminho exigirá investimentos para o crescimento.

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Uma boa experiência fideliza clientes e gera mais vendas

Oferecer uma boa experiência é o fator fundamental para um bom resultado em vendas através de um e-commerce.

De nada adiantará realizar uma excelente campanha de marketing digital, atrair os clientes para a compra e ao mesmo tempo não oferecer uma experiência única.

Este fator é ainda maior quando atuamos no mercado B2C (Business to Consumer). Vender para o consumidor final exigirá grande força nas ações de marketing digital, pois você precisará atingir em massa e um número X de pessoas para que tenha uma venda.

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Pensando por este lado é muito melhor revender para o mesmo cliente do que depender sempre de uma nova captação. Estudos apontam que o custo de aquisição de um novo cliente é 7 vezes maior do que uma venda feita para um cliente de nossa base.

Pensar omni-channel é fundamental nos tempos de hoje. Caso possua uma rede de lojas, não encare o e-commerce como um canal isolado e sim como uma extensão do seu negócio.

Os clientes sempre irão valorizar a sua marca através da experiência que você proporciona para ele. Algumas empresas oferecem a possibilidade para que o cliente realize a compra no e-commerce e retire na unidade mais próxima, praticamente unificando os canais e oferecendo opções ao consumidor.

Chamamos este conceito de Omni-channel, clique aqui para saber mais.

Expandindo os canais de vendas digitais

Pensando ainda na expansão dos canais de vendas, o desenvolvimento do e-commerce é apenas uma das fases.

Além dos canais que trazem tráfego para loja, como Google, Redes Sociais e demais canais, podemos contar também com os marketplaces e programas de afiliados.

Os marketplaces são excelentes quando nosso foco é aumentar o número de vendas, isto porque a maioria possui um grande volume de tráfego e contribui para um bom volume de vendas.

O E-commerce Brasil realizou uma palestra onde falam quando vale a pena entrar no marketplace. Você pode acompanhar no vídeo abaixo.