Influenciadores Digitais para Loja Virtual: Como utilizar da maneira certa

03/12/2019

Com o passar dos anos, os usuários tem criado cada vez mais barreiras com os formatos de anúncios tradicionais nos canais digitais. De acordo com um relatório da Adobe e PageFair, cerca de 198 milhões de pessoas no mundo usam bloqueadores de anúncios e esse número tende a crescer cada vez mais.

Uma das opções para reverter esse bloqueio é através do uso de influenciadores digitais para sua loja virtual. Um dos fatores mais importantes com a utilização desses personagens nas suas estratégias de marketing de influência é o aumento da probabilidade de compra. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, em torno de 84% dos consumidores tomam decisões com base em opiniões de fontes confiáveis.

4 fatos que a prova social é muito importante na decisão de compra

  • Pesquisa da Cone revela que 80% dos internautas já mudaram de idéia sobre uma compra se baseando unicamente em informações negativas que obtiveram na internet.
  • Cone Online Influence Trend Tracker. Informações positivas trazem um efeito similar sobre a tomada de decisão de compra, com 87% dos consumidores afirmando que críticas favoráveis os levaram a comprar.
  • Ao se conectarem para ler mais sobre uma compra potencial, os americanos estão cada vez mais confiando em artigos e posts de blogs. De fato, os consumidores são 50% mais propensos hoje em dia do que em 2010 a ler artigos e blogs com fins de verificar recomendações (42% contra 28%).
  • No entanto, ainda ficam atrás de informações sobre o produto (69%) e análises de consumidores (64%) como origens preferenciais de informação, mas estão crescendo em importância. E isso poderá continuar, pois os consumidores afirmam que para uma informação ser confiável, eles consideram ser menos importante o canal do que o autor. Consumidores americanos afirmaram que a fonte mais confiável de informação é ter utilizado o produto ou serviço anteriormente (69%), seguido pela opinião de um especialista respeitado (60%).

Ficou interessado em saber como funciona? Nesse artigo irei detalhar o passo a passo em como utilizar para alavancar os resultados do seu e-commerce.

O que são influenciadores digitais?

Com base na pesquisa feita pela Youpix, é exposto a existência de 2 tipos de influenciadores digitais: as celebridades e os nativos digitais.

  • Celebridades: são os músicos, artistas de TV, esportistas e etc.
  • Nativos Digitais: são pessoas que surgiram através dos canais digitais como youtube, instagram, facebook e etc.

Segundo alguns apontamentos feitos dentro da pesquisa, os nativos digitais possuem uma relação mais próxima com seus seguidores, já as celebridades passam uma percepção de distanciamento por conta do posicionamento da sua imagem estabelecida.

Existe uma citação de um criador de conteúdo, importante dentro dessa pesquisa para os e-commerces.

“Existem estudos sobre as taxas de conversão de um influenciador versus uma celebridade… a diferença é que a gente tem essa comunicação que é mais espontânea, quase como se fosse um amigo seu te recomendando alguma coisa. Quando um amigo seu fala para você assim: cara usa esse shampoo porque é ótimo, ele não tá te tentando vender porque não vai ganhar comissão, ele tá realmente falando.”

Como escolher um influenciador digital ideal para minha loja virtual?

O primeiro passo fundamental é saber se as buyer personas da sua loja virtual estão bem definidas, pois isso impacta diretamente na escolha do influenciador que você irá escolher. Os fatores mais positivos de trabalhar nesse modo é que você conseguirá trabalhar com nichos específicos do mercado, baseado nos assuntos e temas abordados pelo influenciador.

Tá, mas como farei para encontrar o influenciador digital para minha loja virtual?

Você poderá tanto fazer pesquisas nas redes sociais ou utilizar ferramentas especializadas nisso, como por exemplo, as soluções da Airstrip.

Assim que selecionar os principais influenciadores digitais para sua loja, verifique o nível que ele possui de engajamento com sua base de seguidores.

Quais são os formatos comuns de mídia feitos por influenciadores digitais?

  • Testemunhal: Esse é um formato bem autentico que os influenciadores digitais utilizam, é quando eles utilizam um produto e descrevem a sua experiência com ele para os seus seguidores. O ponto mais importante é que eles passam informações reais que acabam humanizando ainda mais a sua marca.
  • Product Placement: Esse tipo de divulgação é quando o influenciador interage com o produto em seu vídeo ou publicação do seu conteúdo, geralmente utilizado para e-commerces de moda ou cosméticos.
  • Eventos: Esse formato é uma ótima oportunidade para você aumentar a audiência dos seus eventos online quanto offline, seja sobre o lançamento de uma nova coleção ou produto.
  • Apoio: Esse é uma forma de expor a sua marca de uma maneira mais simples, dentro do próprio conteúdo do influenciador é inserido o logo da sua marca.

Como medir os resultados dos influenciadores digitais na minha loja virtual?

Existem alguns tipos de resultados que são gerados com o uso dos influenciadores, aumento da receita e também a exposição da sua marca.

  • Querendo medir o ROI das minhas campanhas com influenciadores para identificar essas conversões em vendas, você poderá tanto mensurar por alguma ferramenta de web analytics ou criar cupons exclusivos para os influenciadores que estão fazendo a campanha para sua loja virtual.
  • Se você quer avaliar os resultados da exposição de marca, você pode utilizar ferramentas de monitoramento para avaliar os termos mais citados sobre a sua marca ou até mesmo extrair relatórios dos seus canais sociais, como aumento de seguidores, taxa de engajamento e etc.

Assim como qualquer outro canal de marketing digital, faça um bom planejamento das ações que serão realizadas para que suas expectativas sejam alcançadas.

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