Campanhas de marketing digital para lojas virtuais: Como mensurar os resultados

09/05/2017

Na maioria dos casos trabalhar um projeto de marketing digital para um e-commerce é bastante amplo, para quem pensa que quando falamos de marketing digital para e-commerce estamos focando apenas em mídias sociais, está completamente enganado.

O Eco sistema de um e-commerce é muito amplo, e quando o assunto é marketing não deixa de ser diferente.

Depois que a equipe de marketing define o planejamento estratégico e avalia as ações que serão realizadas, chegamos na etapa de canais e ferramentas que utilizaremos.

Como sabemos, cada ação feita dentro da internet pode ser monitorada e mensurada, desta forma você transforma as informações em dados de acompanhamento, tornando o processo de decisão muito mais eficaz.

Se em uma determinada época o marketing não costumava focar em métricas de acompanhamento, hoje a realidade é muito diferente. Posso afirmar que acompanhar as métricas se tornou parte o dia-dia da maioria das equipes.

Porque acompanhar as métricas

Com o acompanhamento das métricas você poderá ter precisão e obter informações em tempo real se suas campanhas estão dando certo ou não.

Nada pior que uma ação de marketing que não é possível de mensurar, a sensação é de que o investimento realizado na ação está sendo feita as cegas.

Para evitar este tipo de problema, existem no mercado diversas ferramentas de mensuração de resultados o Google Analytics é um exemplo que podemos mencionar.

Melhoria no ROI, o fato é que todo e qualquer investimento feito em marketing deve ter como principal foco atingir um excelente ROI (Retorno sobre o investimento).

Quando criamos o hábito de acompanhar métricas podemos tomar melhores decisões, fazendo nosso investimento vale apena.

Por exemplo:

Digamos que você esteja focando suas campanhas em conversões em vendas e está utilizando dois canais como fonte de tráfego para o seu e-commerce.

Google Adwords e Facebook Ads.

Mesmo que os canais trabalhem de forma complementar, é preciso priorizar os canais que mais geram conversão para que você possa ter um bom retorno.

Neste simples exemplo o Google converte 70%  das vendas e o Facebook 30% em vendas, caso esteja em uma fase onde necessita otimizar seus recursos financeiros, deverá priorizar o canal que mais está gerando ganho e ativar os demais sequencialmente, assim que obter retorno.

Porém  existem e-commerces que ainda não acompanham precisamente as métricas de conversão e muitas vezes não sabem como até mesmo implementar as ferramentas necessárias para isso.

O exemplo que dei acima é simples, mais abaixo falarei de algumas métricas essenciais que você deve acompanhar em sua loja.

Ferramentas de métricas e resultados para e-commerce

O Google Analytics:  O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que você poderá utilizar em seu e-commerce, com ela será possível acompanhar todo o comportamento dos usuários ao site, criar funis de conversão e metas especificas.

Para utiliza-la é simples, basta que você crie uma conta gratuita, clique aqui para criar uma conta no Google Analytics, após está criação você deverá inserir o código de acompanhamento em seu e-commerce, em alguns segundos ele já estará funcionando perfeitamente.

OBS: Caso não possua conhecimento técnico para realizar o processo, você poderá solicitar para um programador especializado.

Caso seu e-commerce tenha, algum outro canal de aquisição como um blog, é possível cadastrar ambos na mesma conta e monitorar todas as ações relacionadas ao seu negócio.

O KISSmetrics: É uma ferramenta muito parecida com o Google Analytics, porém paga e focada em métricas relacionadas a conversão e receita do negócio. Se o seu e-commerce faz uso de estratégias de Inbound Marketing, então o KISSmetrics é uma ferramenta indispensável.

O ideal, nesses casos, para quem quer entender de todos os aspectos do negócio alinhar as duas ferramentas e extrair o melhor de cada uma delas.

Ambas as ferramentas apresentadas pode ajuda-lo a avaliar melhor os resultados do seu e-commerce.

Uma ferramenta na qual utilizamos aqui na Ciclo Digital é a CYFE, esta ferramenta praticamente transforma todos os dados vindos do Google Analytics e outros canais em uma dashboard visualmente fácil de interpretar, as informações também podem ser acompanhadas em tempo real, bastando apenas selecionar o período que deseja acompanhar. Clique aqui e saiba mais.

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Indicadores essenciais de marketing para e-commerce

  • Acessos

A quantidade de acessos ou tráfego para o seu e-commerce é uma métricas simples, de fato não ajuda a tomar uma decisão, porém ela é útil para que você consiga projetar o quanto deverá aumentar de tráfego caso tenha como objetivo atingir um número especifico de conversões em vendas.

Todo o funil de vendas de um e-commerce se inicia na camada de tráfego é praticamente impossível realizar vendas, caso você não obtenha um bom tráfego (visitas) para sua loja.

  • Performance de Canais

Mensurar o desempenho de cada canal é necessário, pois é desta forma que podemos saber se uma determinada ação está dando certo ou não.

Devemos ter uma meta especifica para cada canal, seja com objetivo de gerar leads para o blog, conversões diretas ao e-commerce, independentemente, metas especificas deverão ser batidas e você necessitará acompanhas este desempenho em sua loja.

  • CPC

A maioria dos canais digitais trabalham no formado de custo por clique, está informação também é essencial caso esteja comprando tráfego pago, pois para conseguir planejar o seu orçamento você deverá multiplicar a quantidade de visitantes que deseja pelo CPC médio do seu mercado.

  • CPL

Nunca se esqueça de avaliar o custo por lead, caso possua uma estratégia de marketing de conteúdo junto ao seu e-commerce, provavelmente o foco principal é a geração de leads para que você possa nutri-los com informações até que ele chegue na etapa de compra.

Este investimento realizado para capturar estes leads necessitam retornar de alguma forma, saber o valor de cada lead convertido é essencial para que suas projeções sejam precisas.

  • CPA

O Custo por aquisição, as plataformas como o Google Adwords e até mesmo o Facebook Ads, possuem um a opção para suas campanhas além do CPC ou CPM. O CPA é focado em gerar o maior ganho de exposição possível para que converta mais oportunidades.

Mas fique atento em utilizar este recurso, como o formato é focado ma aquisição de clientes para gerar a cobrança, alguns não avaliam o custo envolvido, visto que os canais utilizaram os maiores lances possíveis para que você fique nas primeiras posições, isto no caso do Google.

Avalie os custos e se este modelo se adapta melhor em sua estratégia de negócio.

  • Taxa de Conversão

A taxa de conversão é uma métrica essencial, a partir dela você poderá avaliar o que pode ser melhorado.

Pesquisa realizada pelo SEBRAE e também pela E-bit apontam que a taxa média de conversão em vendas de um e-commerce no Brasil chega em torno de 1.5%, note que isto levando em consideração uma média. Caso esteja iniciando um e-commerce, provavelmente sua taxa de conversão no primeiro ano poderá ser menor, portanto planejar sua estratégia de marketing e os canais de vendas essências, fará toda a diferença.

Clique aqui para fazer o download do webshoppers, material essencial sobre dados de mercado do e-commerce.

  • Conversões

Número de conversões dentro do período, aqui você poderá monitorar a quantidade de pedidos realizados, quantidade leads cadastrados no e-commerce, blog e outros canais que utilize.

  • ROI por canal

Costumamos mensurar o desempenho de cada canal, seguindo está linha você poderá avaliar se o investimento por canal está valendo apena dentro de sua estratégia de negócios.

Poderá ampliar em um canal, reduzir em outro, lembre-se que o marketing digital pode ser melhorado constantemente.

  • ROI

O retorno sobre o investimento, a métrica mais importante de todo negócio sem dúvidas, neste ponto você deve avaliar o quanto de retorno está obtendo em suas ações de marketing digital.

Para chegar no valor correto, bastante seguir está formula:

ROI = (Ganho Obtido – Investimento) / (Ganho obtido)

Conheça os principais indicadores de negócios que você deve acompanhar clique aqui.

Considerações

Possuir métricas contribui para melhor tomada de decisão, avaliação de investimento necessário e obviamente contribui no final com um melhor ganho para o negócio.

Portanto siga as dicas acima e gere maiores resultados para o seu e-commerce.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma.

Dúvidas ou sugestões fique a vontade para nos enviar através do formulário abaixo.

Um grande abraço.