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Como evitar o abandono de carrinho no E-commerce?
10/01/2017Quando lidamos com vendas através de um e-commerce, muitos pensam que ela é feita de forma automatizada e sem necessidade de uma negociação breve com o cliente, engana-se quem pensa desta forma.
Atualmente o consumidor esta cada vez mais exigente e ao mesmo tempo cada vez mais necessitado de informações úteis e rápidas para que ele consiga tomar uma decisão de maneira mais precisa.
Desta forma vamos analisar neste conteúdo alguns fatores do por que o usuário abandona o pedido selecionado e como podemos corrigir este problema.
Motivos para o Abandono de Carrinho
Um estudo realizado pela Nextopia levantou dados sobre o comportamento de abandono de carrinho e destacou em porcentagem para que o entendimento fique mais claro.
A cada 100 consumidores, em potencial, dentro do e-commerce, 67 deles deixam o carrinho sem finalizar a negociação.
Principais Motivos
- 56% abandonam o carrinho por se depararem com um valor inesperado;
- 37% dos consumidores que abandonam carrinho estão apenas pesquisando;
- 36% preço melhor em outra loja;
- 32% entendem que o preço da mercadoria é muito alto;
- 26% decidem, simplesmente, não comprar;
- 25% abandonam o carrinho porque acham a navegação muito complicada;
- 21% acreditam que o processo de finalização de compra é muito longo;
- 16% consideram que as opções de entrega são inadequadas;
Grande parte dos e-commerces possui uma grande perda neste ponto, pois o volume de pessoas que abandonam o pedido é consideravelmente alto, desta forma, também abrem novas oportunidades, tanto para empresas que focam em facilitar formas de pagamento e agilizar o processo, quanto empresas focadas em soluções de marketing digital para retenção e recuperação de pedidos abandonados.
Como evitar que o cliente abandone o carrinho de compras?
Acima listamos os principais motivos que influenciam para que o cliente não realize o fechamento da compra em seu e-commerce, mas se formos avaliar um percentual total, cerca de 70% dos pedidos são abandonados devido aos motivos listados.
Desta forma, existem algumas soluções que são indicadas para que possamos evitar este tipo de problema, estas soluções são:
Retargeting
O Google Adwords e o Facebook Ads oferecem a criação de campanhas de retargeting, que atingem o usuário por meio de banners.
Uma das ações recomendadas é que você segmente na plataforma, a forma como será realizado o retargeting, também é aconselhável que saiba trabalha-lo de forma correta, pois caso o usuário seja impactado o tempo todo, você pode gerar um certo desconforto e uma visão negativa da marca. Utilize a solução, mas com inteligência.
Mas você pode usar também o envio de e-mails e SMS. Segundo a Business Insider, e-mails enviados em até 3h após o abandono do carrinho têm 40% de taxa de abertura e 20% de cliques. Isso significa uma boa oportunidade de retomar a visita do cliente.
Recuperação do carrinho
Certifique-se de que a sua plataforma de e-commerce esteja apta para guardar os produtos no carrinho por um tempo para quando o consumidor voltar.
Existem algumas plataformas disponíveis no mercado que complementam as de e-commerce. A VEinteractive, por exemplo, possui uma funcionalidade chamada VEPanel, na qual o aplicativo avalia através de seu algoritmo o comportamento do usuário no site e propõe uma ação para que o consumidor finalize a compra.
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Frete
Caso você perceba que um dos principais motivos para o abandono é o frete, é interessante que liste uma gama maior de parceiros, transportadoras e empresas especializadas em entregas para e-commerce, pois desta forma você terá como reduzir este custo para o cliente.
Permitir a entrega grátis para compras acima de determinado valor é uma ótima atitude, mas melhor ainda é facilitar o cálculo dos itens antes de chegar ao carrinho.
Formas de pagamento
Saber trabalhar e selecionar as formas de pagamento que interessam e facilitam a compra para o cliente é essencial.
Então analise se o seu público-alvo tem o hábito de trabalhar com boleto, cartões de crédito, débito automático, dentre outras formas. Verifique o perfil e cheque se as formas de pagamento estão adequadas ao público que você trabalha.
Checkout Simplificado
Foque todos os esforços em facilitar o processo de compra do cliente, um dos fatores que mais contribuem com o aumento de conversão é facilitar a fase final de checkout. Algumas empresas ainda falham por possuir uma finalização de compra muito extensa, onde o usuário necessita preencher informações excessivas para prosseguir.
Caso você possua um intermediador de pagamento como o pagseguro, poderá optar pelo formato de pagamento transparente. Com ele o usuário pode realizar a compra sem necessariamente possuir um cadastro no pagseguro.
Veja abaixo um dos cases apresentados pelo Pagseguro sobre o pagamento transparente;
Verifique com seu fornecedor de pagamento ou plataforma de e-commerce as formas de simplificar o processo de transação.