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Como gerar conteúdo para tornar o seu e-commerce uma referência
10/05/2017O marketing de conteúdo é um forte aliado em uma estratégia de marketing para geração de novos leads. Podemos dizer que hoje não é mais um diferencial, e sim uma ação essencial.
Independente do mercado em que atue, a criação de conteúdo relevante para seu o público além de contribuir com novos leads para o negócio, aproxima sua marca cada vez mais ao consumidor final.
Falaremos neste conteúdo os principais pontos que devem ser levados em consideração no desenvolvimento desta estratégia e o impacto positivo que ela causa em seu negócio.
Por que usar o marketing de conteúdo para o seu e-commerce?
Já mencionamos em nosso conteúdo sobre a jornada de compra dos clientes, todo mercado, independentemente se vende ao consumidor final ou para empresas, o comprador passa por uma jornada, esta jornada seria:
- Aprendizagem e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão de compra
Portanto o marketing realmente eficiente é aquele que consegue se comunicar independente do momento de compra em que se encontra o cliente.
As empresas geralmente focam os seus esforços em vender para os clientes que estão na camada de consideração de solução e decisão de compra. Não é errado, mesmo por que estes clientes já estão inclinados a comprar e possuem uma maturidade maior.
Mas e quanto aos futuros clientes que estão na fase de aprendizagem e reconhecimento do problema?
Como posso ajuda-lo a descer neste funil para que se torne um cliente real para o meu negócio?
É neste ponto que o marketing de conteúdo entra em ação. A missão do conteúdo relevante é fazer com que este futuro cliente seja nutrido e avance pelo funil.
Você pode aprender como estruturar um processo de inbound marketing clicando aqui.
Qual é o impacto do marketing de conteúdo em seu e-commerce?
Avaliando esta estratégia com um olhar mais analítico, podemos afirmar que o crescimento do tráfego orgânico tende a crescer, conforme conteúdos de qualidade são produzidos.
É essencial que o conteúdo tenha qualidade, pois de nada servirá obter tráfego se o seu conteúdo não ajudar a sua audiência (público-alvo) de alguma forma.
Que tal um exemplo prático.
No gráfico abaixo utilizei o termo sofá no Google Trends (Ferramenta para avaliar tendência e volume de interesse por termos especifico).
Note que este foi o crescimento de buscas pelo termo através do Google nos últimos 5 anos, ou seja, um crescimento considerável.
Digamos que você venda este tipo de produto, existem diversos modelos e cores de sofás.
Como o termo utilizado é genérico, muitas pessoas que estão buscando por informações podem estar na camada de aprendizagem e descoberta, ou seja, pesquisando sobre o assunto.
Agora repare na imagem abaixo:
“Como fazer um sofá de palete”
É um termo que podemos utilizar quando o cliente está em um momento de aprendizagem e descoberta. Não há uma intenção de compra, mas nada impede que isto ocorra no futuro.
Desta forma, caso você esteja bem posicionado com um conteúdo relevante para este termo, poderá engatilhar este cliente para uma página onde você comercializada o produto.
Obviamente o exemplo acima foi simples para que você possa entender a lógica em produzir conteúdo relevante para a audiência.
Taxas de tráfego e projeções
Digamos que este o termo “Como fazer um sofá de palete” possua uma volume de busca de 250.000 mensais e sua taxa de CTR (Cliques divido por impressão) seja de 30%, você absorveria em torno de 75.000 visitas para o termo.
A partir daí, você pode implementar ações que gerem conversões destes leads, seja direcionando para o seu produto no e-commerce ou até mesmo para uma base de leads onde poderá trabalhar conteúdos específicos para o mesmo.
Percebe a importância em produzir conteúdo de forma inteligente?
Conheça as principais estratégias para criação de conteúdos para e-commerce, clique aqui.
Considerações
O desenvolvimento de conteúdo para a audiência que pretende atingir gera maior volume de tráfego para o seu e-commerce, aproxima a sua marca com a sua audiência gerando valor e como resultado o aumento de vendas.
Indicamos que estruture e planeje a sua estratégia de conteúdo seguindo o passo a passo dos conteúdos indicados acima.
Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado de alguma forma.
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Um grande abraço.