Como montar uma equipe para e-commerce

07/02/2017

Contratar e montar uma equipe para e-commerce é um processo natural, a partir do momento que as operações vão se expandindo e o dono já não possui braço suficiente para operar, e o mais importante, conseguir crescer a sua empresa.

Há também aqueles que estão em um estágio mais maduro e consistente, onde buscar peças que fortaleçam e traga produtividade ao e-commerce faz-se necessário para melhorar os processos e ir rumo a um crescimento cada vez maior.

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O terror dos e-commerces: carrinho abandonado! 🛒 É frustrante saber que o usuário, por por pouco, não finalizou sua compra, e esse problema pode ser explicado por vários fatores, dentre eles, esse artigo da @ecommerce_br traz uma informação interessante, segundo uma pesquisa recente da PYMNTS e Adobe, uma das principais causas do abandono de carrinhos pode ser a falta de opções de pagamento no checkout. Ainda nesse mesmo artigo, 70% dos consumidores afirmam que a disponibilidade do meio de pagamento preferido influencia muito na momento de escolher onde vai comprar. 🛍 Diante disso, vale a pena refletir se o seu e-commerce tem oferecido alternativas de pagamento para seus clientes, fora que, somado a isso, existem outras estratégias para buscar recuperar essas compras, e nesse vídeo você pode conferir algumas. Dentre elas, destacamos as réguas de automação de e-mail marketing, inclusive, se você quiser receber um material para aplicar em seu negócio, COMENTE CARRINHO ABANDONADO para receber nosso ebook. 👇 #ecommerce #ecommercebrasil #lojaonline #negociosonline #gestaodeecommerce #vendasonline

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Por onde começar a montar a equipe para o meu e-commerce?

Você deve primeiramente analisar a sua estrutura, planejamento de crescimento, recursos financeiros, como também o histórico do e-commerce, onde pode contribuir para uma melhor análise e assim, definir os profissionais necessários naquele determinado período.

Pode ser que você necessite de alguém no estoque, seja para organizá-lo ou tornar o processo mais ágil, devido a quantidade de pedidos. Como também, pode ser que a sua maior demanda seja de um gerente de e-commerce para coordenar as atividades internas.

Se você é o responsável pelo e-commerce, o gerente, você deve procurar profissionais que auxiliem nas atividades para trazer vendas ao e-commerce. Este é o caso de um analista de marketing ou até mesmo web designer para cuidar tanto do layout quanto peças para campanhas de vendas.

A importância de montar uma equipe para e-commerce quando ele cresce

Um e-commerce possui diversas atividades durante o dia. Podemos citar o controle de estoque, transações financeiras, atendimento ao cliente, fornecedores, campanhas de marketing, entre outras atividades.

No começo de um e-commerce é normal termos o dono ou até mesmo ele e mais duas, três pessoas que possam auxiliar em pequenas ações de marketing e expedição. Entretanto, o objetivo de qualquer negócio é crescer, e ter pessoas que possam focar em atividades chave é essencial para que isso aconteça.

Somente no marketing há diversas ações que são feitas para alavancar as vendas, como SEO, mídia paga, email marketing, planejamento das ações, produção de conteúdo e outros. Se no marketing já há muitas tarefas a serem executas, imagine cuidar disso e outras atividades do e-commerce sozinho!

Quais soluções podem ser adotadas?

Vamos falar em montar uma equipe para e-commerce. A equipe, como disse, vai depender de alguns fatores, como estágio atual da empresa, tanto em vendas quanto recurso, como a direção que ela deseja tomar. Alguns profissionais que são comuns nas equipes de e-commerce:

Analista de marketing

Geralmente fica responsável pela execução de algumas atividades de marketing, como campanhas de email marketing, configuração de campanhas de mídia paga ou até mesmo em redes sociais.

Passado o planejamento, fica muitas vezes responsável por organizar as ações e campanhas para que as vendas possam chegar e assim ao final, conseguir compilar as informações para apresentar ao gerente.

Web designer

Algum tipo de alteração na plataforma, layout ou até mesmo criações de landing page, este profissional ficará responsável para que a campanha possa acontecer. É preciso ter um cuidado, pois nem todas as tarefas ele conseguirá executar, dependerá muito da plataforma da sua loja e limitações tanto de tecnologia quanto conhecimento do próprio profissional.

Administrativo operacional

Podemos colocar aqui, os profissionais que cuidarão mais na parte de logística e administrativa da loja. Mesmo não sendo uma loja física, o e-commerce precisa de alguém para controlar os estoques, nota fiscal, atendimento e outros.

Pode também notar que o próprio administrativo já acumula diversas atividades. É preciso monitorar para que não aja gargalos ou falhas que possam comprometer tanto vendas quanto satisfação dos clientes.

Gerente de e-commerce

O gerente exerce um grande papel, assim como os outros. Ele ficará responsável por gerenciar toda a equipe e manter a boa ordem. Boa parte, se não quase toda pressão cai sobre seus ombros.

Muitas decisões gerenciais passam por suas mãos, seja escolher o profissional a ser contratado ou a busca por fornecedores e parceiros que possam fazer o e-commerce crescer e se tornar cada vez mais lucrativo.

Esses são alguns dos profissionais que trabalham em um e-commerce. Você poderá trazer outros conforme a sua capacidade. Pode variar de uma equipe de 5 pessoas até mesmo uma mega equipe, como grandes e-commerces, exemplo de Walmart, Amazon ou Mobly, onde possuem milhões de acessos.

Terceirização da equipe de e-commerce

Montar uma equipe, como pode ver, pode ser um grande esforço, tanto para gerenciar quanto bancar financeiramente, já que a contratação de cada profissional irá para sua folha de pagamento.

Muitos e-commerces optam por terceirizar suas atividades, seja de marketing ou até mesmo estoque. Há aqueles que preferem não possuir estoque e pedir conforme acontecerem os pedidos.

Na parte de marketing, há as agências digitais que atuam como fornecedor dessas ações. Elas contam tanto com a parte estratégica quanto operacional, o que pode desafogar a empresa neste sentido.

Há algumas especializadas em ações e outras que cuidam full service. Vai também da empresa analisar suas necessidades e conseguir alinhar isso para obter as melhores soluções. O lado positivo fica em relação a ter a especialização, já que a agência possui profissionais de cada área (SEO, email marketing, Redes sociais e etc).

Um dos pontos que podem pesar a favor é o custo disto. Somente contratar esses 4 profissionais, registra-los e gerencia-los, podem lhe render um custo tanto de tempo quanto financeiro maior do que um contrato com este tipo de fornecedor.

De todo modo, o que não pode faltar é um bom planejamento para optar pela melhor solução ou escolha de profissional. Todo recurso empregado deve ter um retorno, e tanto o gerente quanto o proprietário devem estar de olho e ter claro essas métricas para tomar a melhor decisão para o negócio.

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