Como vender mais sem utilizar frete grátis no e-commerce

06/04/2017

Vender mais é o objetivo de quase todos os donos e gerentes de e-commerce. Obter mais vendas, mantendo isso lucrativo e com a satisfação do cliente. Entretanto, como vender mais sem utilizar o recurso de frete grátis? Esse é o X da questão que muitos quebram a cabeça para descobrir.

Sabemos que o custo de frete é um dos itens que mais pesam na desistência de compra do consumidor. Em uma pesquisa realizada pela VWO, puderam constatar que 25% dos abandonos de carrinho deve-se ao custo inesperado do frete.

Com todo o custo envolvendo uma operação de transporte, muitas vezes optar por transportadoras ou até mesmo o Correios, o valor pode ficar bem próximo ao do produto, se não ultrapassá-lo, tornando assim, a venda cada vez mais difícil.

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Driblando o fator frete para vender mais.

Temos uma opção para driblar a questão do frete – não cobrá-lo. Mas e a lucratividade, como ficaria?

Pois bem, vamos pensar em outras formas de você ter uma operação lucrativa, não apelando para o frete grátis, já que isso pode abocanhar todo seu lucro.

Controle os custos

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O controle de custos em qualquer empresa é essencial para obtermos uma saúde financeira cada vez melhor, como também tornar nosso produto mais atrativo na questão do preço. Otimizando essa parte, tendo produtos mais em conta, o valor somado ao frete pode atrair o consumidor a realizar a compra.

Entretanto não deve ser o salvador do seu e-commerce, já que muitos não há tanta margem para mudança. Mas você pode ganhar leves margens na lucratividade e aliar isso a gatilhos para atrair o interesse de compra.

Adote estratégia Cross-sell

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Ter opções de cross-sell no e-commerce pode ser uma boa estratégia, tanto para aumento do ticket de compra, como também tornar o frete mais atrativo pelo volume de compras. Com uma comunicação adequada é possível transmitir ganho para o consumidor e tornar o custo de frete mais aceitável.

Estratégias de cross-sell são muito utilizadas nos e-commerces e com a tecnologia certa, torna esse processo mais inteligente e dinâmico, trazendo ganhos para o e-commerce. Caso queira saber mais dessa estratégia, leia o artigo abaixo.

Saiba mais: 7 estratégias de cross-selling para e-commerce

Forme Combos e benefícios

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Há produtos em seu estoque que muitas vezes estão parados, não vendem e precisam dar lugares a novos. Esses produtos podem ter uma saída mais longa e acabam prejudicando seu giro. Resolva este problema com a formação de um combo de produtos, atrelado alguma promoção de desconto e cupons.

Por oferecer tantos benefícios e vantagens, isso se sobressai em relação ao preço do frete. Somente nessa ação, você tanto dribla a questão do frete, como renova o estoque e faz o giro do seu estoque, dando espaço para outros produtos.

Tenha mais de uma opção de transporte

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Trabalhar com mais opções faz com que você possa comparar melhores preços, ter poder de negociação e maior segurança na entrega.

Como expomos em nosso conteúdo sobre empresa de transporte para e-commerce, muitos dependem somente dos Correios, o que faz com que pelo menos uma vez no ano, tenha a preocupação de uma greve e prejudicar suas entregas.

Com cada vez mais empresas entrando no mercado, até mesmo Startups, um leque de opções vem se abrindo para os e-commerces realizarem suas entregas no prazo e em segurança.

Para você vender mais, sem a preocupação do frete, necessitará realizar pesquisas e ter mais opções de transporte que possam torná-lo mais barato.

Quer saber mais sobre as opções de transporte que você pode utilizar? Acesse este artigo:

Saiba quais empresas de transporte utilizar para sua loja virtual, além dos Correios.

Dê opções ao consumidor

Algumas lojas vem adotando modelo hibrido. Você pode realizar a compra através do e-commerce e retirar seus produtos em algum ponto de venda. Isso evita que o frete possa ser cobrado, como também em alguns casos, o consumidor pode ter seu produto em mãos mais rapidamente, já que o mesmo pode ir ao local assim que possível.

E se for dar gratuidade…

Se for dar gratuidade, faça de forma inteligente e que não prejudique o desempenho financeiro da loja virtual.

Você pode oferecer em casos como:

  • Clientes fieis e que compram frequentemente;
  • A partir de determinado valor que não comprometa a margem de lucro;
  • Em determinada categoria;
  • Datas sazonais, onde o período de vendas é intenso (desde que compense financeiramente);
  • Alguma ação de marketing atrelada, exemplo: campanha de engajamento em redes sociais;

Quando efetuar qualquer ação que utilize deste recurso, o que deve ser observado é o custo dessa ação. O peso deve ser custo x beneficio e se essa prática será sustentável.

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