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Como vender mais sem utilizar frete grátis no e-commerce
06/04/2017Vender mais é o objetivo de quase todos os donos e gerentes de e-commerce. Obter mais vendas, mantendo isso lucrativo e com a satisfação do cliente. Entretanto, como vender mais sem utilizar o recurso de frete grátis? Esse é o X da questão que muitos quebram a cabeça para descobrir.
Sabemos que o custo de frete é um dos itens que mais pesam na desistência de compra do consumidor. Em uma pesquisa realizada pela VWO, puderam constatar que 25% dos abandonos de carrinho deve-se ao custo inesperado do frete.
Com todo o custo envolvendo uma operação de transporte, muitas vezes optar por transportadoras ou até mesmo o Correios, o valor pode ficar bem próximo ao do produto, se não ultrapassá-lo, tornando assim, a venda cada vez mais difícil.
Driblando o fator frete para vender mais.
Temos uma opção para driblar a questão do frete – não cobrá-lo. Mas e a lucratividade, como ficaria?
Pois bem, vamos pensar em outras formas de você ter uma operação lucrativa, não apelando para o frete grátis, já que isso pode abocanhar todo seu lucro.
Controle os custos
O controle de custos em qualquer empresa é essencial para obtermos uma saúde financeira cada vez melhor, como também tornar nosso produto mais atrativo na questão do preço. Otimizando essa parte, tendo produtos mais em conta, o valor somado ao frete pode atrair o consumidor a realizar a compra.
Entretanto não deve ser o salvador do seu e-commerce, já que muitos não há tanta margem para mudança. Mas você pode ganhar leves margens na lucratividade e aliar isso a gatilhos para atrair o interesse de compra.
Adote estratégia Cross-sell
Ter opções de cross-sell no e-commerce pode ser uma boa estratégia, tanto para aumento do ticket de compra, como também tornar o frete mais atrativo pelo volume de compras. Com uma comunicação adequada é possível transmitir ganho para o consumidor e tornar o custo de frete mais aceitável.
Estratégias de cross-sell são muito utilizadas nos e-commerces e com a tecnologia certa, torna esse processo mais inteligente e dinâmico, trazendo ganhos para o e-commerce. Caso queira saber mais dessa estratégia, leia o artigo abaixo.
Saiba mais: 7 estratégias de cross-selling para e-commerce
Forme Combos e benefícios
Há produtos em seu estoque que muitas vezes estão parados, não vendem e precisam dar lugares a novos. Esses produtos podem ter uma saída mais longa e acabam prejudicando seu giro. Resolva este problema com a formação de um combo de produtos, atrelado alguma promoção de desconto e cupons.
Por oferecer tantos benefícios e vantagens, isso se sobressai em relação ao preço do frete. Somente nessa ação, você tanto dribla a questão do frete, como renova o estoque e faz o giro do seu estoque, dando espaço para outros produtos.
Tenha mais de uma opção de transporte
Trabalhar com mais opções faz com que você possa comparar melhores preços, ter poder de negociação e maior segurança na entrega.
Como expomos em nosso conteúdo sobre empresa de transporte para e-commerce, muitos dependem somente dos Correios, o que faz com que pelo menos uma vez no ano, tenha a preocupação de uma greve e prejudicar suas entregas.
Com cada vez mais empresas entrando no mercado, até mesmo Startups, um leque de opções vem se abrindo para os e-commerces realizarem suas entregas no prazo e em segurança.
Para você vender mais, sem a preocupação do frete, necessitará realizar pesquisas e ter mais opções de transporte que possam torná-lo mais barato.
Quer saber mais sobre as opções de transporte que você pode utilizar? Acesse este artigo:
Saiba quais empresas de transporte utilizar para sua loja virtual, além dos Correios.
Dê opções ao consumidor
Algumas lojas vem adotando modelo hibrido. Você pode realizar a compra através do e-commerce e retirar seus produtos em algum ponto de venda. Isso evita que o frete possa ser cobrado, como também em alguns casos, o consumidor pode ter seu produto em mãos mais rapidamente, já que o mesmo pode ir ao local assim que possível.
E se for dar gratuidade…
Se for dar gratuidade, faça de forma inteligente e que não prejudique o desempenho financeiro da loja virtual.
Você pode oferecer em casos como:
- Clientes fieis e que compram frequentemente;
- A partir de determinado valor que não comprometa a margem de lucro;
- Em determinada categoria;
- Datas sazonais, onde o período de vendas é intenso (desde que compense financeiramente);
- Alguma ação de marketing atrelada, exemplo: campanha de engajamento em redes sociais;
Quando efetuar qualquer ação que utilize deste recurso, o que deve ser observado é o custo dessa ação. O peso deve ser custo x beneficio e se essa prática será sustentável.
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