CRM para e-commerce: o que é e quais os benefícios?

09/01/2020

Já pensou em acompanhar cada passo do seu cliente de perto, entendendo toda sua jornada até a compra? Hoje, podemos fazer isso e muito mais com uma das estratégias mais usadas em lojas virtuais. O CRM para e-commerce veio para ficar e é requisito obrigatório para garantir o sucesso da sua estratégia.

Personalização de ações de marketing e vendas, integração de dados e uma equipe mais informada sobre o cliente são apenas alguns benefícios da ferramenta. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o nosso post de hoje!

Afinal, o que é CRM?

CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia para acompanhar o cliente em todos os pontos de contato com a empresa, além de promover a integração entre marketing, vendas e o atendimento.

Ao contrário do que muitos pensam, não estamos falando apenas de plataformas de automação — embora isso seja essencial, é claro. Antes de tudo, o CRM é justamente o conjunto de práticas e o mindset que têm como principal objetivo aumentar o LTV (Lifetime Value) do seu negócio. Até mesmo o aculturamento da equipe é importante para que a ferramenta funcione a pleno vapor.

Os benefícios do CRM para e-commerce

Como já abordamos, o CRM é um verdadeiro protagonista nas estratégias de e-commerce. Por sinal, na era da Transformação Digital, não faz mais sentido falarmos sobre lojas virtuais sem mencionarmos o uso da ferramenta.

Para que entenda um pouco mais sobre esse cenário, listamos alguns dos principais benefícios da estratégia em um e-commerce.

Aumento do LTV (Lifetime Value)

O LTV é a métrica utilizada para calcular a receita de um cliente ao longo do seu relacionamento com a empresa. O CRM entra em cena para aprimorar ainda mais os seus resultados nesse sentido.

Ao acompanhar toda a jornada, o gestor consegue definir estratégias apropriadas para cada momento do cliente, o que é fundamental para garantir a precisão de cada ação realizada pela equipe de marketing e vendas.

Análise preditiva

Afinal, como funcionam as sazonalidades na sua empresa? Quais são os períodos de alta e baixa demanda? A resposta para simples questões como essa são fundamentais para que determinar a compra de estoques, por exemplo.

O CRM ajuda a mensurar cada detalhe do seu fluxo de vendas com métricas, KPIs e dashboard personalizáveis. Assim, você tem uma visão muito mais estratégica do seu negócio e pensa dois passos à frente.

Integração de dados

Um problema muito comum em qualquer e-commerce é a queda de braço entre marketing e vendas. Muitas vezes a situação acontece por conta da falta de comunicação e integração entre esses times.

A solução? Integrar dados para que todos falem a mesma língua. Com o CRM, isso é possível. Como vimos, a criação de dashboard é fundamental para que todos tenham visibilidade dos resultados da empresa em tempo real.

Visão estratégica

Para fechar, a ferramenta é indispensável para que o time tenha uma visão 360º dos clientes da empresa. Assim, é possível trabalhar com segmentação, personalização nas ações e garantir um retorno ainda maior.

Essa visão estratégica é o que faz o CRM ser o coração da equipe comercial de qualquer e-commerce e melhora a qualidade do planejamento.

Como implementar um CRM?

Agora que entendeu o que é o CRM e os principais benefícios para o e-commerce, você deve estar se perguntando como implementar essa ferramenta no seu negócio, certo? Com alguns passos simples, é possível otimizar ao máximo o retorno com a ferramenta.

Defina a régua e a tecnologia

Em primeiro lugar, é importante estabelecer a régua de relacionamento e perfis de cliente. É assim que vai desenvolver uma comunicação personalizada. Além disso, contrate um CRM específico para e-commerce, já que esse mercado possui suas peculiaridades.

Estabeleça um plano de ação

Outro passo importante é estabelecer quais serão as abordagens da empresa para cada um dos estágios do cliente no funil de vendas. Disparo de e-mails, mídia paga, produção de conteúdo e push, são apenas algumas ações que geram resultados. 

Mensuração e otimização

Definir os KPIs (Key Performance Indicators) é fundamental para acompanhar os resultados do seu e-commerce. Claro, a ferramenta de CRM possui dashboard em tempo real a respeito da performance. 

Também na ferramenta, podemos realizar testes para descobrir quais são as ações rendem os melhores resultados. Assim garantimos o ROI esperado em cada uma delas.

Conte com o suporte especializado

Para amarrar toda a sua estratégia de CRM, é muito importante contar com o suporte especializado durante a implementação. Além de capacitar os profissionais, essa é uma oportunidade para definir o melhor modelo para o seu negócio.

Quais as melhores ferramentas de CRM para e-commerce?

Como vimos, o ideal é escolher uma ferramenta de CRM específica para e-commerce. Dessa forma, você garante que ela atenderá suas necessidades e trará a melhor experiência para os colaboradores. Preparamos uma lista com as melhores para você:

Salesforce

A Salesforce é uma ferramenta bastante consolidada no mercado, apoiada por Cloud Computing e Inteligência Artificial. A ferramenta ajuda ao trazer insights preditivos para o seu negócio, além de permitir a automação de todo o processo de vendas.

Edrone

A Edrone é uma ferramenta de eCRM que ajuda em vários aspectos: da automação do marketing à integração da loja. Para vendas, auxilia na criação de programas de fidelização, testes A/B, listas de desejo, entre muitos outros.

Sales Manago

Sales Manago é uma solução “all-in-one” para e-commerce. A polonesa se propõe a trabalhar com rastreamento do comportamento do consumidor, integração total dos dados e, claro, a integração entre marketing e vendas.

Oracle

Por fim, outra recomendação é a Oracle. Bem completa, a ferramenta trabalha focada no conceito de CX (Customer Experience), entregando automação da força de vendas até o gerenciamento do desempenho da equipe.

Hoje, e-commerce virou sinônimo de automação. Para entregar experiências personalizadas e em escala, é indispensável o uso de ferramentas como CRM. Ela atende tanto o nível estratégico quando o operacional — que precisa de informações relevantes sobre o cliente para garantir mais resultados.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir o nosso material com 7 ferramentas de marketing para que você consiga ainda mais resultados?