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CTAs no E-commerce – Como avaliar e otimizar resultados
12/05/2017Um dos fatores determinantes para o aumento de conversão em e-commerce, sites e blogs é um call to action bem definido.
CTA (call to action) em português “chamada para ação”. Geralmente quando estamos em um site de compras, como e-commerce, nos deparamos com as chamadas de ação seja “compre agora” ou “clique aqui e cadastre-se”, são uma série de chamadas que são trabalhadas estrategicamente para que possamos aumentar as conversões.
Por que os Call to Actions são importantes para um e-commerce?
Os call to actions não se prendem apenas aos e-commerces, podem ser utilizados em blogs e sites, e-mail marketing e qualquer tipo de peça de comunicação digital que necessite que o usuário tome uma determinada decisão.
Devemos ressaltar que os CTAs devem ser claros, objetivos e ter uma forte relação com sua proposta. Ninguém gosta de clicar em um botão para realizar uma determinada ação e se deparar com algo completamente diferente daquilo que foi proposto inicialmente.
Exemplo call to actions:
Exemplo 2:
Conteúdo específico para melhorar a experiência do usuário.
Fornecer um conteúdo específico é essencial para aumentar o ganho de conversões, fazendo isto você aumenta positivamente a experiência do usuário em seu e-commerce, estimulando com que o mesmo converta mais rápido.
O call to action também entra nesta camada. Como você estará trabalhando conteúdos específicos para o cliente, a chamada de ação também deverá ser trabalhada. Nem sempre o “clique aqui” é suficiente para que o usuário converta. Na maioria dos casos personalizar a chamada aumenta o ganho.
Aqui na Ciclo Digital em nossa página de conversão, utilizamos o termo “falar com o consultor”, isto se torna necessário para que o cliente saiba que tipo de profissional ele irá lidar após converter em nosso formulário.
Psicologia de cores para call to actions
Saber trabalhar a cor ideal em seus call to actions também é essencial para o sucesso de suas conversões, geralmente algumas empresas posicionam chamadas de ação e esquecem de avaliar qual a cor ideal para o botão.
Cometer este erro faz com que você perca oportunidades de vendas em sua loja. A psicologia das cores poderá ajudar e muito neste momento.
Vamos para algumas dicas básicas sobre cores a serem aplicadas:
Vermelho: Cria senso de urgência, é uma cor utilizada para atrair compradores compulsivos.
Curiosidades sobre a cor vermelha: é a primeira cor que o olho enxerga pela manhã e a primeira que a criança consegue reconhecer.
Amarelo: Usada para prende a atenção do cliente. Mostra clareza. Excelente opção para detalhar call to actions.
Curiosidade sobre a cor amarela: Estimula a memória.
Laranja: A cor da laranja também pode ser utilizada para prender a atenção do cliente, muito utilizada em chamadas como “compre agora”, “Acesso imediato”.
Verde: A cor verde passa tranquilidade, natureza, dinheiro e marcas ricas. Muito utilizada em lojas para relaxar os clientes.
Saiba como utilizar a psicologia das cores em seu e-commerce, clique aqui.
Considerações
A utilização de chamadas de ação bem planejadas são essenciais para a melhoria em suas conversões, portanto focar em oferecer a melhor experiência ao usuário se torna fundamental.
Para que você possa saber que tipo de call to acition está apresentando melhores resultados, é totalmente indicado que utilize alguma ferramenta de usabilidade para realizar um mapeamento aprofundado. Existem ferramentas no mercado que mapeiam todo o histórico de utilização do cliente.
Aqui na Ciclo Agência Digital utilizamos duas ferramentas que facilitam o dia-dia dos projetos, elas são:
Crazy Egg – Saiba o que é o crazy egg, clique aqui
Hotjar – Saiba o que é o Hotjar, clique aqui
Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma.
Um grande abraço.