Embalagem para e-commerce: Aumentando a experiência do consumidor

23/02/2017

Quando se fala em embalagem para e-commerce, muitos logo pensam na proteção do produto para ser transportado, sendo realmente necessário, conforme vemos muitos casos de descuido e algumas vezes termos produtos danificados.

Entretanto, um dos aspectos que poucos olham é na experiência que uma boa embalagem proporciona para o consumidor, já que será o primeiro contato dele com o produto após a compra.

A importância da embalagem

Jean-Pierre Lacroix realizou um estudo sobre essa importância da embalagem e descobriu que quase 65% dos consumidores de comércio online vêem a embalagem como fator importante na compra de um produto, pensando na proteção da sua encomenda.

Inúmeras entregas são realizadas diretamente, seja ela feita pelos Correios, transportadora ou outro tipo. Proteger a encomenda do cliente de forma que chegue segura é o mínimo para conquistar sua confiança e satisfação.

Utilizar materiais que absorvam impactos, como plástico bolha ou outro tipo de material ajuda na segurança da sua carga. Outro fator importante é conhecer bem o produto que será transportado para escolher o melhor canal, como também cubagem para o transporte.

A embalagem para e-commerce utilizada como fator de experiência.

Outro fator importante e que pesa muito na escolha de uma boa embalagem para e-commerce é na experiência do consumidor.

Desde o momento que ele visita a loja e realiza a compra, a experiência a ser proporciona deve ser a melhor possível, porém não deve parar por aí. O pós venda e a entrega do produto fazem parte dessa jornada.

Com isso, se diferenciar dos concorrentes e fugir da tradicional caixa comum de produto, faz com que aumente a experiência do cliente e que a sua marca ganhe pontos em sua percepção.

Vejamos alguns exemplos de embalagens criativas que algumas marcas trabalharam.

Essa é uma embalagem do DVD da série The Walking Dead. Uma embalagem muito bem encaixada na identidade da série e que qualquer fã iria pirar em recebê-la em sua casa. Agora imagine receber o mesmo DVD em uma caixa simples de papel. É o mesmo DVD, porém não a mesma experiência.

Outro exemplo bem legal é a Coca-Cola. Mesmo não sendo uma loja virtual com produto sendo entregue ao consumidor em sua casa, fica a inspiração da idéia que tivemos para proporcionar uma experiência diferente na hora de beber seu refrigerante.

Essa marca de Vinhos também soube criar uma embalagem criativa para que seus clientes possam levar o produto da loja. Um trabalho bem desenhado e pensado para cair como uma luva a relação de gosto do consumidor com o produto da marca.

E pra quem já teve ou tem a complicação de guardar o fone de ouvido? Essa marca uniu o contexto para embalar seu produto de forma criativa e bem assertiva no formato de uma nota musical.

Embalagem para e-commerce: Uma forma de marketing

Já pensou que a embalagem do seu produto pode ser também um canal de divulgação da sua marca?

Vamos pegar o exemplo da marca de vinhos que expomos acima. Um cliente faz a compra na sua loja e sai com a embalagem a mostra, impactando visualmente várias pessoas que possam agora conhecer a sua marca.

Outro ponto positivo em ter uma embalagem para e-commerce que fuja do comum é o impacto que ele causa quando o cliente recebe seu produto em casa. Ele espera ver o produto, mas logo é surpreendido por uma embalagem diferente que melhora ainda mais sua expectativa.

Unboxing

Unboxing (desembalando) ganhou espaço nas redes sociais, principalmente no Youtube. Consumidores ligam sua câmera e desembalam sua encomenda diante do público.

Ter uma platéia visualizando o seu produto e a experiência que ele está proporcionando ao cliente é um marketing gratuito. Se você engloba toda essa experiência desde a embalagem ao produto, reforça ainda mais a presença da sua marca e exposição a um público novo que começará a conhecê-lo.

São nos detalhes que as melhores marcas se destacam e conquistam seu público. Procure se diferenciar e encantar seus clientes, pois como pode ver, não é somente o produto que influencia na percepção do seu cliente sobre a marca.

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