Facebook para E-commerce: Como gerar resultados com a maior rede social do mundo

06/01/2017

Se você está lendo esse artigo, logicamente você se interessa em utilizar o Facebook para E-commerce, mas está com dúvidas de como estruturar suas ações de maneiras mais assertivas. Hoje demonstrarei como utilizar a maior rede social do mundo fará com que você aumente os resultados da sua loja virtual.

Dados importantes sobre o Facebook

A importância de uma empresa dentro de uma rede social como Facebook nos dias de hoje é fundamental tanto para questões de ampliar o seu alcance para novos clientes, quanto desenvolver um bom canal de comunicação com eles.

Confira dados estatísticos sobre o Facebook:

  • Com um número realmente astronômico, o Facebook possui 1.590.000.000 de contas ativas, sendo assim a maior rede social do Brasil e do mundo.
  • No rank do Facebook em questão número de usuários, o Brasil é o 3° país com 99 milhões de pessoas.
  • Um dado importante sobre o Facebook é que 8 em cada 10 brasileiros que acessam a Internet têm uma conta na rede social.
  • Em todos os dias 67% dos usuários brasileiros acessam o Facebook
  • Antes de começar a utilizar o Facebook para sua loja virtual, comece a pensar na experiência móbile, pois 80% dos usuários do Facebookacessam o Facebook pelo celular ou outros dispositivos móbile.
  • Das empresas B2C que adotaram o Facebook, 67% delas conseguiramconquistar novos clientes utilizando a rede social.
  • Se você está na fase de planejamento financeiro para o seu marketing, saiba que anunciar no Facebook custa 35% menos que os anúncios em outras mídias online.

Quais objetivos o Facebook poderá cumprir para o seu e-commerce?

  • Seu objetivo primário é destinar tráfego qualificado de acordo com o interesse
  • Gerar relacionamento com os seus clientes
  • Aumentar o número de conversões do seu e-commerce

Passos para utilizar o Facebook para seu e-commerce

Se você ainda está começando a utilizar o Facebook para sua loja virtual, acompanhe o passo a passo desde as primeiras integrações até a utilização de anúncios para sua loja.

Business Facebook (Gerenciador de Negócios do Facebook) 

O perfil de business facebook (Gerenciador de Negócios do Facebook), nada mais é do que um organizador. Com ele você conseguirá gerenciar usuários, anúncios, páginas e demais funções em um único só login.

  1. Para criar a sua conta no business facebook, basta você acessar esse link e cadastrar os seus dados.
  2. Após isso você terá que integrar a página da sua empresa do Facebook, e caso houver uma equipe trabalhando nesse projeto, você terá que inserir as funções de cada usuário.

Dashboard – Facebook Business

Você terá basicamente uma tela assim, com menu superior e lateral para configurar as suas informações.

Páginas do Facebook para Lojas Virtuais 

Possuindo ou não uma página da sua empresa no Facebook, faça a verificação das informações abaixo.

Faça as configurações da sua página

Para cada tipo de negócio, o Facebook irá sugerir um determinado tipo de informação que deve ser apresentada para os usuários e também de layout da Fan Page.

Fique atento as seguintes informações da configuração

  • Faça a verificação da sua página, isso gera mais credibilidade.
  • Ative as avaliações da sua página
  • Coloque informações sobre o horário de atendimento da empresa
  • Insira o segmento que a empresa atua 

Criação de conteúdo para Facebook

Muitas empresas acham que é só criar um post bonitinho e sair publicando, geralmente isso pode ser uma grande perda de tempo e esforço da sua equipe. Para que o Facebook realmente gere resultados para o seu e-commerce, é necessário as seguintes etapas fundamentais no planejamento.

Personas

Fazer a criação de Buyer Personas é fundamental para qualquer negócio, pois com o desenvolvimento do perfil ideal de cliente, a comunicação fica mais assertiva em suas publicações e anúncios.

Existem algumas ferramentas que podem facilitar o seu trabalho na coleta de informações na hora de definir as suas personas.  Aconselho a utilizar elas na seguinte hierarquia na hora de extrair os dados.

  • Google Analytics: Com essa ferramenta do Google, você saberá qual o target demográfico e geográfico que mais realizam compras na sua loja virtual, extraia essas informações e parta para a próxima ferramenta.
  • Facebook Audience Insights: Agora é o momento de conhecer um pouco mais os interesses da sua persona, com essa ferramenta você conseguirá segmentar e avaliar quais são os temas, assuntos e páginas que seu cliente ideal mais acompanha.

Regra 90/10

Se você não está habituado com estratégias de marketing para redes sociais, a primeira regra que você deve cumprir é: produza 90% dos seus conteúdos para ajudar os seus clientes com dicas, tutoriais e etc. e utilize os outros 10% para falar sobre os produtos da sua loja, com essa tática você deve sua página muita mais relevante para suas personas.

Pilares de conteúdos

Crie pilares de acordo com os temas que ajudarão a você encantar a sua persona ao longo da sua jornada de relacionamento com a empresa, os pilares de conteúdos podem ser divididos em dicas, sazonais, memes, promoções, produtos e etc. Você decide, mas faça tudo isso sempre com base nas identificações encontrada no estudo da sua persona.

Elaboração de pautas

Após definir a sua persona e os pilares de conteúdos, o desenvolvimento das pautas saem com mais fluidez, mas sempre renove os assuntos para que os conteúdos das postagens não se tornem enjoativos. Outro ponto é utilizar a dashboard de análise da sua página, ou se não você pode adotar as ferramentas de redes socais mais completas que possuímos na lista, clicando aqui.

Formatos de conteúdos

O Facebook é uma mídia que disponibiliza vários tipos de formatos, desde textos a vídeos, mas cada tipo tem a sua importância e forma de utilizar. Os tipos de publicações ideais para e-commerces são:

  • Textos: Se você deseja enviar uma mensagem instantânea para os seus clientes esse é o melhor formato, mas possui pouco engajamento dependendo das interações do seu público.
  • Fotos: Esse é o tipo de publicação mais tradicional, pois geralmente possui um maior engajamento e podemos explorar vários tipos de conteúdo.
  • Vídeos: Um dos formatos que mais vem ganhando formas nos canais digitais são os vídeos, e em muitos estudos, ele é um dos fatores aconselhados a utilizar para aumentar a conversão da sua loja. Nesse tipo de formato é possível explorar tutoriais e dicas para seus clientes, não se esqueça de criar legendas quando desenvolver um vídeo, pois lembrando que a grande maioria do público é adepto de dispositivos móveis.
  • Carrossel de Fotos e Vídeos: Se você quer expor diversas imagens e vídeos em uma mesma publicação esse é o formato ideal, se você deseja mostrar novos produtos ou coleções no caso de e-commerces de moda.
  • Apresentação multimídia: Para você que quer explorar o lado criativo e também oferecer alguma promoção ou até mesmo demonstrar o lançamento de um produto da sua loja, a utilização desse formato é aconselhável.
  • Ofertas: Cupons, descontos e até mesmo frete grátis, esse tipo de formato de publicação permite você desenvolver publicações mais promocionais.
  • Escrever uma nota: Tem alguma notícia importante para comunicar seus clientes como: recesso de final de ano, atraso nas entregas por conta de greve dos correios e etc, adote esse formato.

Facebook Ads para E-commerce

Bem nos primórdios da utilização do Facebook para e-commerce, os alcances de publicações eram realmente grandes, conseguíamos chegar a impactar quase 50% da base de fãs. Mas com várias e várias atualizações do algoritmo do Facebook, o alcance orgânico tem caído mais, mas para reverter esse situação é muito importante a utilização da mídia paga, ou seja, chegou a hora de você inserir o Facebook Ads na sua vida. O Facebook Ads é a plataforma de gerenciamento de anúncios do Facebook, além da própria rede social é possível criar anúncios para Instagram e Messenger.

Vamos aos primeiros passos de como utilizar o Facebook Ads para seu e-commerce:

  • Pixel Facebook Ads: Faça a instalação do pixel do Facebook para monitorar as visitas do seu site e também para mapear as conversões do seu anúncio. No post que falamos sobre Google Tag Manager, nós ensinamos como implementar o código de maneira simples.
  • Criação de públicos: Para facilitar na segmentação dos seus anúncios no momento em que você for criar suas campanhas, é importante que você crie seus públicos personalizados de acordo com a persona que você desenvolveu para o seu negócio.

Para criar anúncios, o Facebook disponibiliza diversos formatos e cada um deles com um objetivo diferente como você pode ver na imagem abaixo:

Facebook poderoso SAC 2.0

Ter um atendimento em prontidão para criar uma melhor experiência entre empresas X cliente é fundamental, para isso as redes sociais trouxeram o conceito de SAC 2.0, onde os clientes podem se comunicar com as empresas de maneira simples. Um dos maiores benefícios que esse tipo de atendimento pode te trazer é credibilidade e fidelização de cliente.

Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, 77% dos consumidores disseram que informações obtidas nas redes sociais, através de comentários de amigos e também no perfil da página dos varejistas, tiveram impacto na sua decisão de compra.

Avaliação da página no Facebook 

Nem toda pessoa percebe, mas os profissionais de marketing devem se atentar, a avaliação que fica na página do Facebook não está de bobeira, pois é um “gatilho mental” embutido em sua página, o gatilho que chamamos de prova social.  Por isso quando desenvolver um atendimento, sempre peça para o seu cliente deixar uma avaliação.

Monitoramento de redes sociais para E-commerce

Depois de todo o trabalho desenvolvido, chegou a hora de fazermos o monitoramento das redes sociais, e podemos dividir esse monitoramento em 3 modelos.

Engajamento: Esse modelo se trata de avaliarmos as interações com os conteúdos publicados e medir qual o tipo de assunto está sendo mais relevante para o seu cliente.

Performance: As métricas que serão acompanhadas nos relatórios desse modelo, terá como foco dados de anúncios, conversões, receitas geradas e ROI.

Satisfação: Já nesse modelo de acompanhamento você trabalhará em monitorar as crises através de comentários críticos e elogios. Para saber como está o seu NPS, ferramentas boas para fazer esse tipo de avaliação são Seekr e Scup.

Espero que esse conteúdo ajude a sua loja virtual a utilizar o Facebook da melhor maneira possível.

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