Blog
Ferramentas de E-mail Marketing para E-commerce
26/10/2019A busca por melhores ferramentas de e-mail marketing está ligada diretamente com a preocupação em alavancar as vendas no e-commerce através do e-mail. Não é pra menos, o investimento em aquisição torna-se cada vez mais caro devido a novos player que entram e inflam o CPC, e assim, gerar receita com a base já existente é um caminho para reduzir esse CAC (Custo de aquisição).
Neste conteúdo daremos dicas de algumas ferramentas de e-mail marketing gratuita e pagas que podem ser utilizadas no seu e-commerce, como também, ao final deste conteúdo, darmos nossa opinião sobre a melhor ferramenta entre elas para gerar resultados no seu e-commerce. Acompanhe.
Email marketing x E-CRM
Antes de falarmos sobre as ferramentas, vamos definir a diferença no email marketing para E-CRM, o que muitos confundem. O email marketing há muito tempo já é trabalhado pelas empresas, onde através de uma lista de contatos, é possível:
- Segmentar a base
- Enviar ofertas
- Disparo de newsletter
Cada vez mais avançando para um modelo one to one, onde o mais robusto chega as ações de E-CRM, uma estratégia que tem como objetivo, aumentar o LTV (lifetime value). Sendo que podemos afirmar que E-CRM não é:
- Não possuir uma régua de relacionamento;
- Disparo de e-mail marketing/SMS;
- Não desenvolver uma estratégia com análise de RFV;
- Não possuir uma comunicação One-to-one nos canais.
Mas calma, explicaremos um pouco mais no tópico abaixo a importância do canal de email, os resultados esperados, como também ao final do conteúdo, falar um pouco mais sobre essa nova forma de trabalhar a sua base de emails.
Canal de e-mail marketing para e-commerce
Como comentado acima, o e-mail marketing possui uma grande importância dentro os canais que geram tráfego para o e-commerce, o que muitas vezes é negligenciado por gestores de e-commerce.
Geralmente o custo de aquisição de um cliente para o e-commerce torna-se muito caro, e é preciso tornar a operação sustentável e rentável. E é neste contexto que o canal de email precisa performar bem, como forma de fazer com que a sua base compre mais vezes ao longo do período, e esse custo se dilua.
Este é um exercício que você pode fazer para diagnosticar como está performando o canal de email no seu e-commerce. Avalie as seguintes métricas:
- Receita vindas do email
- Taxa de conversão por email
- LTV
- Participação em receita perante os demais canais
Alguns e-commerces aqui na Ciclo, por exemplo, possuem taxa de conversão de 7 a 8%, como também algumas vezes, o email é o 2º canal de receita do e-commerce, perdendo somente para receita de mídia paga.
Melhores ferramentas de e-mail marketing para e-commerce
Agora que você sabe a diferença entre Email marketing e E-CRM, como também a importância deste canal, listamos algumas ferramentas de email marketing para que você não deixe de trabalhar este canal, como também no final deste conteúdo, deixarei uma dica bônus para aqueles que já possuem bem estruturado os canais de aquisição, e busca uma solução mais completa para fidelização da sua base de clientes.
Mailchimp
Talvez a mais conhecida entre as ferramentas de email marketing, o Mailchimp é uma solução com opção gratuita que muitos e-commerces em sua fase inicial, e até mesmo intermediária, opta para trabalhar sua base de contatos.
Nesta ferramenta, você possui alguns recursos que vão ajudar o seu e-commerce a dar as escalas de vendas no canal do email, como:
- Criação de listas personalizadas
- Campanhas segmentadas
- Mensuração de resultados
- Editor drag and drop para criação fácil de layout
Você também conta com integrações com as principais plataformas de e-commerce, como: Magento, Woocommerce, Vtex, Traycorp, Xtech, e também ferramentas para mensuração de dados, como o Google Analytics.
Até a data de publicação deste conteúdo, estes são os planos oferecidos:
RD Station
Considerada a ferramentas mais completa para automação, o RD Station é uma ferramenta muito utilizada para empresas no modelo B2B, gerador de leads, mas também utilizada por alguns e-commerces no disparo de emails para a base.
Com configurações e integrações manuais, você consegue:
- Segmentar comunicação
- Identificar origem de venda
- Recuperar carrinho abandonado
- Análise de métricas
Mais popular e funcional para o modelo B2B e captura de leads, tornam as ações menos dinâmicas quando falamos em comércio eletrônico, sendo necessário um esforço em configurações de tags e integrações para realizar ações mais assertivas.
All in
Outra ferramenta amplamente conhecida no mercado, é All In. Uma plataforma da LocalWeb, voltada para ações de email marketing. Ela possui recursos mais avançados em relação as outras.
Entre os diversos recursos disponíveis na plataforma de email marketing, estão:
- E-mail pós compra
- E-mail de reconquista
- Teste ABCDE
- Segmentações avançadas
- Editor de templates
Esses e outros recursos avançados para que possa trabalhar suas campanhas. Diante de tantos recursos avançados, vai uma dica: É importante ter um profissional capacitado para operacionalizar a plataforma. Caso contrário, acabará utilizando recursos básicos, porém com um investimento em plataforma superior as outras, entregando o mesmo resultado.
Mailbiz
Uma nova sugestão de ferramenta de email marketing é a Mailbiz. Em uma combinação de ferramenta de disparo de email com consultoria estratégica, a Mailbiz é uma das ferramenta de email marketing utilizada por e-commerces no mercado.
Entre os principais recursos disponíveis na plataforma estão:
- Segmentações
- Automatizações
- Teste A/B
- Relatório em tempo real
- Templates de email prontos para serem usados
- Integração com Google Analytics
Dinamize
Com os recursos do plano MKT2EASY, tem-se a mão uma plataforma de automação de marketing, onde o cliente possui as principais funcionalidades, muito similar a RD Station, com funcionalidades, como:
- Criação de landing pages
- Integrações diretas
- Construção de funil
- Envio de SMS
- Notificações push
- Segmentações
Mesmo alguns projetos tendo utilizado a ferramenta Dinamize, assemelha-se ao processo de uma automação, e acaba não tendo a dinâmica de uma ferramenta como All In, por exemplo.
O que temos de mais avançado nas ações de e-mail marketing para e-commerce?
Assim como essas ferramentas de email marketing, existem outras dezenas de ferramentas no mercado com funcionalidades a mais ou a menos. Objetivos mais voltados a captação de leads, outros automação, além de ferramentas com função exclusiva de disparo de email.
Por isso, hoje digo que apenas disparar email não trará resultados efetivos ou até mesmo aproveitar todo o potencial da sua base. É aí que existe o avanço das ações de email marketing para estratégias de E-CRM.
Uma comunicação mais personalizada, que entregue ofertas direcionadas, fazendo com que seja mais assertivo e sua taxa de conversão seja maior, como também o LTV aumente.
#Bonus
Para você gestor de e-commerce que procura uma ferramenta completa, inteligente e que seja específica para o e-commerce, trago uma dica de ferramenta que possa lhe entregar os resultados que espera.
Ao longo de vários testes em ferramenta para email, uma nos chamou atenção: Edrone. Uma ferramenta de E-CRM feita exclusivamente para e-commerce, e que através de alta tecnologia, entende o comportamento do usuário e entrega uma oferta personalizada.
Não a toa, os resultados demonstram isso. Onde a simples troca de uma ferramenta de email marketing para a Edrone, foi possivel um aumento de até 150% na geração de receita.
Está curioso para entender melhor como funciona esta estratégia que vem revolucionando os resultados de nossos clientes? Acesse o link abaixo:
O que é E-CRM, e como funciona?
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário!