Gerente de E-commerce – Guia Definitivo

30/03/2017

O gerente de e-commerce possui um papel fundamental dentro da organização, podemos dizer praticamente todas as áreas existentes dentro do ecossistema de uma loja virtual, ele está presente, avaliando todo o desempenho do negócio.

Atualmente a busca por inovações e novas soluções para aumentar as vendas, reduzir custos e prover a melhor experiência tem sido o principal foco dos gerentes de e-commerce.

E sabemos que sobreviver neste meio, exige que busquemos sempre a melhor alternativa para evoluir o negócio.

Gerente de E-commerce: os principais desafios

Sabemos que as responsabilidades deste profissional é grande dentro da empresa, dentre os desafios enfrentados, o gerente de e-commerce precisa gerir o desempenho das campanhas de marketing, gerenciar equipes internas de produção e comunicação, realizar contatos com diversos fornecedores e agências digitais, a fim de proporcionar o melhor resultado para empresa.

Pensando por este ângulo, preparamos dicas essenciais quando o assunto é marketing digital no dia-dia do gerente de e-commerce.

O fator que aumenta a complexidade desta atividade é o próprio consumidor. Hoje podemos notar que cada vez mais o consumidor está exigente e isso tende a aumentar.

Portanto o gerente de e-commerce também deve acompanhar todo o comportamento do usuário dentro da loja virtual e mapear o fluxo de compra se torna vital, pois caso não tenha mapeado este processo, poderá ter perdas significativas para a loja e dados não compreendidos.

A infraestrutura de TI e seleção da plataforma que utilizará é determinante, de nada adianta gerar um bom trafego e gerir excelentes campanhas de marketing digital, se a loja não oferece uma boa experiência para o cliente.

A flexibilização do pagamento para o cliente final é essencial, levando em consideração que o consumidor B2C está sempre buscando a forma mais prática e acessível de adquirir o produto desejado, seja através de boletos, parcelamentos com cartão de crédito, débito, tudo de forma simples e segura.

Além disso, a geração de relatórios semanais e mensais também se torna necessário, por isso falaremos abaixo um pouco mais sobre as métricas essenciais que um bom gerente de e-commerce deve possuir para avaliar o desempenho de suas campanhas de marketing digital.

Dicas fundamentais para uma boa gestão de marketing digital em seu e-commerce

Entender que o passo fundamental para uma boa gestão de marketing digital se inicia no planejamento, fará toda a diferença no andamento de suas campanhas.

Algumas etapas que você poderá avaliar no planejamento estratégico são:

Pesquisa de mercado digital

É muito comum algumas empresas partirem diretamente para a execução, ou seja, executar campanhas de marketing digital de forma errada, anunciando em buscadores sem entender as ações necessárias, redes sociais sem entender que tipo de público pretende atingir e até mesmo se comunicar. Se você está seguindo por este caminho, aconselhamos repensar e avaliar os riscos envolvidos.

Como solução, o indicado é que nesta fase você organize todas as informações necessárias, defina a sua persona, avalie o mercado que irá atuar, concorrentes já existentes, posicionamento online,  comunicação que será utilizada para se conectar com o público, investimento necessário em sua marca,  investimento financeiro em equipe, infraestrutura e também em marketing para que seu negócio possa girar de forma sustentável.

Estratégias de Marketing Digital

Defina a melhor estratégia, pense em cada etapa necessária para atingir o seu objetivo.

Digamos que você atue no mercado fitness e pretende vender R$ 100.000,00/mês. Que tipo de estratégia utilizará nas redes sociais e campanhas de relacionamento para que atraia o seu público?

Quais os canais digitais necessários para eu atinja o meu público-alvo?

Lembre-se que a primeira etapa é atração, o aumento de vendas ocorre na medida em que o seu publico é atraído (se tornando tráfego qualificado) e tem uma boa experiência em sua loja virtual.

Ações de Marketing Digital

Depois da fase de planejamento, definimos as ações de marketing digital em nosso projeto.

Os canais necessários já foram avaliados, o orçamento para cada mídia também já foi planejada, comunicação definida, fornecedores e equipe prontos para execução.

Cronograma das ações

Agora devemos organizar estas ações de forma precisa, um cronograma anual poderá ajudá-lo a avaliar as atividades e também ter uma visão macro de suas campanhas de marketing digital.

Sempre mencionamos que o marketing é um processo, sendo assim todo processo poderá ser melhorado e ajustado conforme notamos as necessidades.

KPIs – Principais indicadores de marketing digital

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, os famosos Indicadores-Chave de Desempenho.

São os indicadores que nos ajudam a acompanhar precisamente sem nos perdermos em meio a quantidade grande de relatórios.

Como estamos falando especificamente de marketing digital, vamos expor alguns dos indicadores que utilizamos na Ciclo Digital em projetos de e-commerce, veja abaixo:

  • Tráfego da loja

Acessos a loja é uma métrica a ser avaliada, através desta métrica você poderá verificar o crescimento de visitas e fontes de tráfego.

Mesmo sendo uma métrica inicial, ela contribui para que você consiga avaliar o desempenho de cada canal e qual esta te trazendo um bom tráfego.

  • Performance de Canais

Neste KPI avaliamos o desempenho de cada canal, portanto é uma métrica de acompanhamento que precisa ser verificada em tempo real. Hoje existem ferramentas de análise que podem ajudá-lo nesta fase.

Para verificar a performance dos canais, nós utilizamos a ferramenta CYFE ou Data Studio.

  • CPC

Avaliar o custo por clique no canal que está utilizando é uma métrica que nos ajuda a enxergar a viabilidade deste investimento, portanto acompanhe de perto, caso tenha um analista interno ele fornecerá estas informações para você.

  • CPL

Custo por lead, o custo por lead é essencial entendermos, principalmente quando atuamos com ações de marketing digital para capturar leads em momentos que não estão prontos para a compra. Esta métrica nos ajuda a avaliar o quanto estamos investindo em cada contato cadastrado em nossa loja e se de fato está alto ou barato.

  • CPA

Custo por aquisição, algumas mídias digitais você poderá trabalhar com o formato de CPA, ou seja, ao invés de ativar o custo por clique em suas campanhas, você só arcará com as conversões que obter.

OBS: Avalie com cuidado se o seu mercado é interessante trabalhar com CPA ou CPC, cada negócio performa melhor com uma determinada ação.

  • Taxa de Conversão

Uma das métricas mais avaliadas por proprietários e gerentes de e-commerce, também importante para que possamos planejar nosso investimento bruto em marketing digital.

Hoje a taxa de conversão média de um e-commerce no Brasil atinge 1.5% em vendas diretas no site, com esta informação você pode projetar quantas visitas são necessárias para que você gere uma venda. Também contribui para projeção financeira de investimento em marketing, caso seja necessário.

  • ROI

O ROI nada mais é que o retorno sobre o investimento, de forma direta e clara. Aqui avaliamos o quanto investimos em um determinado período e o quanto houve de retorno, você pode utilizar o cálculo abaixo para chegar nesta informação:

(Receita – Custo ) / Custo = ROI

Caso queria entender um pouco melhor sobre as principais métricas de forma detalhada, deixamos disponíveis dois materiais na qual falamos do assunto:

Espero que este conteúdo tenha sido útil e te ajudado de alguma forma.

Deixe seu comentário ou sugestão abaixo.

Um grande abraço.