Loja física ou virtual, qual é a melhor escolha?

26/12/2016

Uma das principais dúvidas de empresários que decidem iniciar no segmento do varejo é se devem começar através de um estabelecimento físico ou online, como existe uma alta exposição de conteúdos fortalecendo o e-commerce como alternativa, alguns partem diretamente para o online com a visão de que será mais simples de alcançar os resultados desejados.

Neste conteúdo vamos procurar esclarecer os prós e contras de cada modelo de negócio, seja físico ou online, e ainda falaremos um pouco sobre como você pode integra-los para obter melhores resultados.

Mas afinal de contas, qual dos dois modelos é melhor o físico ou online?

Para respondermos esta pergunta, vamos explorar algumas das características de cada modelo.

Loja Física – O modelo mais comum, o varejo físico possui a vantagem de que o cliente pode ir até o local e tocar no produto, experimenta-los caso necessário, praticidade e velocidade na hora de comprar o produto desejado.

É essencial que você tenha um plano de negócios onde os principais aspectos foram analisados, tais como capital necessário para giro, custos operacionais com funcionários, equipamentos, aluguel, investimentos e marketing para atração de novos clientes e etc.

Manter uma loja física atualmente é um grande desafio para muitos lojistas, devido aos altos custos envolvidos por este motivo muitos pensam em migrar ou integrar seu estabelecimento a um e-commerce como forma de expandir os seus canais de vendas, que no caso é uma grande tendência.

Loja Online – O E-commerce nos possibilita atingir um resultado mais abrangente, uma loja física é focada em atender uma determinada região, com um e-commerce você tem a possibilidade de distribuir os seus produtos para todo o território nacional ou até mesmo para o mundo, dependerá muito da estrutura da sua loja, capacidade de atendimento e entrega.

O e-commerce também possui algumas características próprias, as melhores lojas que atuam na internet estão totalmente focadas em prover a melhor experiência possível para os seus clientes através do web site, campanhas de marketing e relacionamento através das redes sociais.

Caso opte em atuar com um e-commerce é importante que você tenha um bom planejamento, pois assim como na loja física o e-commerce também possui os seus desafios e custos envolvidos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE as categorias mais vendidas através do e-commerce são:

Moda e acessórios (14%)

Eletrodomésticos (13%)

Telefonia/celulares (11%)

Cosméticos e perfumaria / cuidados pessoais (10%)

Livros/ assinaturas e revistas (9%)

Casa e decoração (9%)

Informática (7%)

Eletrônicos (6%)

Esporte e lazer (4%)

Brinquedos e games (4%)

Principais canais para vendas através do e-commerce

Uma informação muito importante levantada pelo SEBRAE são os principais canais que fortalecem a finalização de vendas através da internet, abaixo você poderá ver com mais detalhes:

canais-de-venda

O que podemos prever é que no online o principal investimento para que as vendas ocorram é no marketing, quanto mais competitivo for o produto comercializado pela loja, maior deverá ser o investimento no marketing para gerar diferenciação, atração e conversão em vendas.

Faturamento de Lojas Físicas + E-commerces

Como sabemos muitas empresas já integraram a sua loja física com e-commerces como forma de expandir os negócios, veja abaixo a média de faturamento e porte das empresas que atuam tanto no varejo físico e no online:

varejo-fisico-e-online

Estrutura do negócio

A estrutura e porte da empresa também afetam diretamente na decisão em atuar com os canais de forma simultânea, abaixo podemos ver o percentual das empresas que atuam no físico e online.

estrutura-do-negocio

Empresas que atuam somente no e-commerce

Existe  a possibilidade de realizar uma atuação focada 100% no e-commerce, muitas empresas adotam este modelo de negocio, veja abaixo o faturamento médio de empresas que atuam apenas com o e-commerce

somente-e-commerce

Taxa de conversão em vendas

No marketing digital costumamos medir as vendas através da taxa de conversão, ou seja, de todo o volume de visitas vindas ao website através de campanhas, email marketing, redes sociais e outros canais online, você chegará a taxa de conversão que sua loja atinge em vendas.

Segundo pesquisas feitas, a taxa de conversão em vendas de um e-commerce no Brasil é de 1,5%.

Por este motivo há a grande necessidade de se investir em marketing digital, o volume é essencial para que o e-commerce consiga gerar suas vendas, ter um bom plano de negócios com estas informações contribuirá para que você tenha sucesso por este caminho.

Como realizar a integração da loja física com a online?

Como vimos na pesquisa feita pelo SEBRAE as empresas com maior estrutura possuem seu sistema de vendas totalmente integrado, ou seja, da loja física ao online, tudo se comunica, chamamos o conceito de omni-channel.

Caso queria entender um pouco melhor sobre como integrar sua loja física a um e-commerce indicamos a leitura de dois materiais onde detalhamos o assunto:

Saiba como integrar sua loja física com o E-commerce

Saiba o que é Omini-channel

Considerações

Como pudemos notar de acordo com as pesquisas, não há melhor ou pior e sim o modelo adequado para você, ambos envolveram custos, seja operacional, marketing,logístico e tecnologia.

O principal ponto a ser analisado é saber trabalhar os canais de vendas de forma unificada, Físico + Online, desta forma você poderá expandir o seu negócio para locais não atendidos pela sua loja física.

Sucesso nos negócios e um grande abraço.