Métricas e KPIs de SEO para E-commerce: Quais utilizar para medir resultados?

14/01/2017

Ao longo do desenvolvimento de um trabalho para melhoria do tráfego orgânico, é muito importante entender quais são as métricas e KPIs de SEO que devem ser avaliados para saber se os resultados estão sendo alcançados.

Para te ajudar nesse conteúdo, você conhecerá quais são métricas e KPIs de SEO que devem ser acompanhadas e quais ferramentas adotar para mensurar seus resultados.

As métricas e KPIs de SEO

Por se tratar de uma estratégia que por muitas vezes possui complexidade na extração de informações, é muito importante que você foque nos KPIs que impactam nos resultados das suas ações de SEO.

1 – Posicionamento das palavras-chave

Toda estratégia de SEO é desenvolvida para que os e-commerces sejam bem posicionados nos termos que gerem resultados positivos, como conversões e leads. Para isso é fundamental que haja um monitoramento das palavras-chave e seu posicionamento para facilitar a sua avaliação, siga a forma de monitorar essas palavras-chave.

  • Número de palavras-chave rankeadas
  • Lista das top 10 palavras chaves
  • Lista das top 50 palavras chaves
  • Lista das top 100 palavras chaves
  • Buscas pelo nome da marca

Essas informações, você poderá extrair facilmente no Google Search Console, siga o passo a passo:

Acesse sua conta no Google Search Console, clique na aba tráfego de pesquisa e depois selecione search analytics. A ferramenta te exibirá a lista de palavras-chave.

Após isso, selecione o filtro posição que fica no menu.

Para extrair essas outras informações, é só você utilizar os filtros do menu do search console.

  • Total de cliques médio
  • Total de impressões médio
  • CTR médio

2 – Acompanhamento do tráfego

Depois que analisamos os dados primários que são as palavras-chave, agora é o momento de extrairmos umas das informações mais importantes no SEO, o quanto esses termos estão impactando no tráfego do seu e-commerce.

  • Tráfego orgânico

Como faço para saber o tráfego orgânico? É bem simples, acesse sua conta do Google Analytics, clique na aba aquisição, todo o tráfego e depois selecione canais, você encontrará o tráfego orgânico do seu e-commerce.

  • Buscadores

Um dos pontos que muitos especialistas não consideram é o tráfego dos demais buscadores além do Google, e isso é muito importante ser avaliado.

Para extrair essa informação de forma mais segmentada no Google Analytics, basta clicar na aba segmento e filtrar pelo tráfego orgânico que será exibido todos os buscadores.

  • Tráfego direto

É muito comum, quando você está utilizando estratégia de SEO e SEM, haver uma variação nos acessos do tráfego direto, isso tem uma relação muito próxima por conta que a pessoa acessou o seu site e já decorou a sua URL que acaba resultando em um tráfego direto, por isso faça esse acompanhamento.

3 – Mapeie o comportamento dos usuários

Mensurar o comportamento dos usuários em uma estratégia de SEO tem como principal avaliação saber se os termos trabalhados estão corretos de acordo com os interesses dos usuários e também para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce, por isso faça o monitoramento das seguintes informações:

  • Página por visita
  • Tempo médio na página
  • Numero de páginas por sessão
  • Taxa de rejeição

4 – Resultados Competitivos de SEO

Ao longo desses anos no marketing digital, muitos clientes possuem dúvidas se é possível fazer um acompanhamento das palavras-chave do seu site com o do seu concorrente. Sim, existem diversas ferramentas no mercado que possuem essa funcionalidade, a SEMrush que já fizemos um tutorial completo aqui no blog, Moz, Similarweb e etc.

Para que esse acompanhamento fique mais ilustrativo, irei mostrar como você pode utilizar a SEMrush para avaliar aproximadamente esses resultados. (Lembrando que essas ferramentas não pega as informações exatas e sim próximas).

  • Seu site VS concorrentes

Você pode fazer a utilização do módulo domínio VS domínio, por exemplo:

Ou o módulo gráfico que possui várias informações, como custo do tráfego orgânico, quantidade palavras-chave e etc.

  • Suas principais palavras-chave Vs Concorrentes

Quando você possui o plano pago no SEMrush é possível fazer o acompanhamento das principais palavras-chave do seu site contra o do seus concorrentes, como no exemplo:

5 – Informações externas (Backlinks)

Um dos pontos mais importantes para o aumento da relevância do seu site nos buscadores é o recebimento de links de referência. Não vou me aprofundar muito nesse tema aqui, você acompanhá-lo fazendo a leitura desse artigo sobre backlinks, mas fique de olho nos seguintes itens:

  • Total de links para o seu site
  • Numero de links follow
  • Numero de links nofollow
  • Qualidade dos backlinks

6 – Mensuração dos resultados de SEO

Agora é hora de você extrair as informações mais valiosas para saber se as suas ações de SEO estão gerando resultando ou não. Faça o acompanhamento dos seguintes KPIs de SEO:

  • Conversões
  • Taxa de conversão
  • CAC (custo por aquisição de cliente)
  • Receita gerada
  • ROI

Conheça a lista de ferramentas de SEO que você deve usar em sua estratégia

Aproveite para saber como está a saúde do seu E-commerce, utilizando nossa calculadora de taxa de conversão, clique aqui.

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