Multi Channel, Cross Channel e Omni Channel: Tudo o que você realmente precisa saber

02/04/2017

Quando estamos falando em Cross Channel, não nos referimos necessariamente as ações de marketing e sim como está o processo de vendas do seu negócio em relação à jornada de compra do seu cliente.

Sabemos que a evolução tecnológica tem nos proporcionado cada vez mais formas de inovação em relação à cliente e empresa. Por isso termos como Cross Channel, Multi Channel e Omni Channel ganharam cada vez mais ascensão nos dias de hoje.

Possíveis confusões Cross Channel, Multi Channel e Omni-Channel. WTF?

Existem alguns termos que poderão gerar confusão na hora do entendimento desses conceitos, por isso irei sanar possíveis dúvidas.

Multi Channel: É quando uma empresa possui diversos pontos de vendas, como um e-commerce, loja física, aplicativo e etc., assim possibilitando o cliente adquirir produtos através desses canais. Mas por exemplo: Como é multi channel, os pontos de vendas são tratados de forma singular, quero dizer que se o produto X está presente apenas na loja física, o cliente não terá possibilidade de comprar pelo e-commerce.

Cross Channel: Como o próprio nome diz é uma forma de transversal de venda entre canais. Nesse modelo é eliminada a concorrência entre os pontos de vendas da empresa, muitas vezes até acabando com a barreira entre on e offline. Um exemplo que podemos utilizar é: Imagine que seu cliente deseja realizar uma compra pela internet e buscar o produto diretamente na loja física, nesse formato existe essa possibilidade. Mas nesse modelo operacional existe apenas integração de comunicação e não de produtos, pois quando é realizada uma compra o produto é enviado do estoque do e-commerce para loja física.

Omni-Channel: O conceito mais recente é o omni-channel que tem como objetivo deixar o cliente no centro de todos os canais de comunicação e venda da empresa. Nesse modelo com base no histórico de comportamento e contato entre o cliente e a empresa, as ações de comunicação e marketing são otimizadas para impactar sempre no canal preferido do cliente. Por exemplo: O seu cliente sempre faz compras através das redes sociais, por que você lotaria sua caixa de email com diversas promoções, conseguiu compreender?

Como analisar minhas campanhas com essa complexidade?

Existem diversas formas de analisar suas campanhas, um dos formatos que você pode adotar é o modelo de atribuição que falamos aqui no blog.

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/modelo-de-atribuicao-para-e-commerce/

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