O que é a Matriz BCG?

12/01/2017

A matriz BCG trata-se de uma técnica muito utilizada pelo marketing na busca por identificar o valor de cada produto ou serviço, colocando como parâmetro o crescimento e participação desse produto no mercado.

A matriz BCG foi criada em 1970 por Bruce Henderson para a empresa de consultoria Boston Consulting Group, de onde surgiu a sigla para a matriz.

Mesmo sendo criada a relativamente um bom tempo, seu uso ainda é atual. Isso porque através da sua representação, é possível se realizar uma análise mais apurada daqueles produtos que merecem maior atenção, como também aqueles que a empresa deve repensar sua continuação.

Como funciona a matriz BCG

Representada através de dois eixos: participação no mercado e crescimento de mercado, a empresa posiciona determinado produto dentro desses quadrantes, avaliando os pontos mencionados. Veja o quadro abaixo:

Posicionamento nos quadrantes:

Estrela

O quadrante estrela representa aqueles produtos que possuem uma alta participação no mercado, como também alto crescimento. Geralmente são aqueles produtos que trazem muito lucro para a empresa e possui alta participação no mercado. Exige muito investimento para que mantenha nessa posição e possa se proteger de concorrentes. O importante é extrair o máximo de resultado quando se está nessa posição. Nem sempre se manterá como estrela, pois como gera muito lucro, muitos tentarão aproveitar este mercado, baixando sua participação.

Vaca leiteira

São produtos que não possuem mais espaço de crescimento no mercado, porém conquistaram o público e ainda geram boa receita para a empresa, atingiram sua maturidade. São responsáveis pela manutenção do caixa da empresa, além de não exigir esforços da equipe de marketing e vendas.

Ponto de interrogação

São aqueles produtos que possuem uma alta taxa de crescimento, porém ainda não tem grande participação no mercado. Poderia ser considerado como aposta, pois somente o tempo e reação do consumidor irá decifrá-lo se tornará uma estrela, vaca leiteira ou abacaxi. São comuns em produtos novos, lançados no mercado e que esperam validação do consumidor.

Abacaxi

Não possuem mais espaço para crescer, como também não geram boas receitas para a empresa. Já entraram na fase de declínio e muitas vezes vem a trazer prejuízo para a organização. É preciso tomar cuidado para avaliar um plano de ação para levantá-lo ou descartá-lo. Essa decisão pode considerar o esforço para isso, se for muito custoso e exigir tempo, pode ser a hora de descontinuá-lo.

Ciclo de vida do produto

Em conjunto a matriz BCG, o ciclo de vida do produto vem a contribuir na análise a ser realizada para que se possa identificar com clareza os estágios de cada grupo de produtos, vejamos eles:

Introdução

É a fase de introdução do produto no mercado, ainda não possui um volume de vendas significativo. São produtos que estão classificados como Ponto de interrogação na matriz BCG.

Crescimento

Nesse estágio, o produto firma-se no mercado e como conseqüência, começam a aparecer os primeiros concorrentes na busca por uma fatia dele. São os produtos estrelas.

Maturidade

São produtos que já atingiram seu ápice de mercado e hoje mantem uma regularidade de vendas, porém ainda sendo lucrativo para a empresa. Podemos classificar dentro desse grupo, os produtos vaca leiteira.

Declínio

São os produtos que já estão em declínio no mercado, perdendo cada vez mais volume de vendas e já não há espaço para crescer. Muitas vezes são produtos que são substituídos pelo mercado, ou seja, que já estão ultrapassados. Na matriz BCG temos como representação o abacaxi.

Importância de realizar a matriz BCG

Principalmente quando tratamos de produtos e temos um mercado cada vez mais ágil e veloz que nos obriga a estarmos atento a mudanças, faz-se necessário a utilização da matriz BCG. Através dela, você consegue direcionar esforços e recursos de forma mais inteligente. Por exemplo, se você possui um produto abacaxi, porque irá comprar enormes quantidades ou direcionar altos recursos em marketing?

Da mesma forma, se possui um produto estrela, intensificar recursos pode lhe proteger para ganhar mercado, além de maior receita para a empresa.

Procure adotar ferramentas como esta e outras que auxiliem em tomadas de decisões mais assertivas e que gerem maior recurso para a empresa.

Dica: Leia também nosso conteúdo sobre curva ABC.

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