Plano de marketing digital para e-commerce

09/03/2017

Montar um planejamento de marketing digital para o seu e-commerce é o primeiro passo para que sua estratégia dê certo. No entanto, muitas empresas preferem primeiro tentar fazer testes e mudanças por conta própria antes de planejar, para ver se consegue resultados mais rápidos.

Embora não pareça tão complicado, criar uma campanha efetiva de marketing digital têm se tornado uma missão cada vez mais difícil. Cada vez mais a concorrência vem trabalhando de forma inteligente nas suas ações estratégicas e formas de otimizar os seus investimentos, e se sua loja virtual não estiver preparada com um bom planejamento, será engolida pelo mercado.

O que é um plano de marketing digital?

De forma resumida o plano de marketing, é um documento onde estará todas as informações estratégicas e ações a serem praticadas pela empresa, a fim de chegar em seus objetivos.

Nesse artigo irei mostrar um passo a passo para você montar um planejamento de marketing digital para sua loja virtual que irá dar as bases para começar sua empreitada para atração de mais visitantes para o site e aquisição de mais clientes para o negócio.

 

Você irá descobrir como estruturar sua estratégia, montar suas personas, definir em quais frentes do marketing digital investir e elaborar seu cronograma para controle das ações e de seus resultados.

Vamos lá!

1 – Defina suas metas

Por que você está investindo em marketing digital? Saber as respostas para essa pergunta é um dos passos mais importantes para criar um planejamento de marketing certo. “Quero atrair mais tráfego para meu site”. Será mesmo? Ou você quer aumentar o número de leads qualificados gerados no seu site, ou seja, aqueles leads que realmente podem se tornar clientes do seu negócio? A resposta provavelmente será a segunda. Outro exemplo: “ah, eu quero atrair mais clientes”. Ok. Quantos exatamente? Em quanto tempo?

Você precisa ser objetivo nessa etapa. Criar metas baseadas em achismos ou no desempenho da concorrência é inútil porque você nunca irá conseguir avaliar o quanto seu investimento em marketing digital está retornando em forma de faturamento.

Para isso utilize o conceito S.M.A.R.T.

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/definir-metas-com-smart/

2 – Análise dos concorrentes

Saiba sempre onde você está pisando. Mapear o mercado é crucial para você entender a melhor maneira de agir. É a chamada análise de microambiente que envolve estudos sobre o segmento, seus concorrentes diretos e também sobre suas personas que veremos na próxima etapa.

Nessa fase, você pode seguir um checklist com perguntas essenciais a serem feitas:

3 – Defina suas personas

A definição das personas em um plano de marketing para uma loja virtual é fundamental, pois isso impactará em todo as estratégias e formas de comunicação.

Por mais completa que seja a sua visão enquanto criador dos produtos ou da marca, é fundamental usar mecanismos que verifiquem a realidade dessa projeção fictícia de público, sob o risco de desenvolver uma estratégia de marketing digital muito abrangente e pouco focada no público real.

Faça pesquisas e mais pesquisas até obter as respostas para essas perguntas. Como por exemplo:

  • Quem é seu público?
  • Como ele procura por você no Google?
  • Como ele decide o que comprar?
  • Ele usa redes sociais?
  • O que faz ele optar por você e não pelo seu concorrente, ou vice-versa?
  • Quais os problemas que ele enfrenta que você poderia solucionar?

 

Aproveite para ler o nosso artigo completo sobre personas

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/por-que-criar-personas-para-o-seu-negocio-digital/

 

4 – Estratégias de marketing digital

Existem diversas estratégias de marketing digital que um e-commerce pode adotar, isso dependerá do seu investimento, equipe e prazo que deseja atingir tal objetivo.

Selecionei algumas estratégias que já falamos aqui no blog, recentemente:

A estratégia de marketing de conteúdo, já não é uma tendência e sim uma realidade para os varejistas online, saiba mais:

 

Marketing de Conteúdo para E-commerce

Nunca ouviu falar? Conheça a metodologia de inbound marketing, agora aplicada em lojas virtuais:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/inbound-marketing-para-e-commerce/

Simples e eficientes, podemos resumir dessa forma as estratégias de up-selling e cross selling, saiba mais:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/up-selling-e-cross-selling-para-e-commerce-saiba-como-impulsionar-as-suas-vendas/

Chega um determinada hora que apenas trazer tráfego para a loja virtual, na é o suficiente e está no momento de melhorar a taxa de conversão. Confira!

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/otimizacao-de-conversao-para-e-commerce/

Saiba como utilizar a maior rede social do mundo para aumentar as vendas da sua loja virtual:

Facebook para E-commerce

Claro, se estamos falando de tráfego, vendas e e-commerce, não podemos deixar de fora o Google Adwords.

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/google-adwords-para-e-commerce/

O nível performático de um e-commerce em suas estratégias de marketing digital deve ser algo impecável, ainda mais quando estamos falando em otimização de recursos financeiros, para isso é essencial que você utilize o SEO como uma grande arma para sua loja virtual.

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/seo-para-e-commerce/

A influencia é um grande fator na decisão de compra dos consumidores, é o que chamamos de prova social para isso, adote estratégicas com influenciadores digitais:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/influenciadores-digitais-para-loja-virtual/

5 – Planejamento de equipe e fornecedores

Nas etapas anteriores, observamos a importância de definir um público-alvo específico e segmentado. Com base nessa definição, você pode determinar os canais mais adequados para atingir esse público. Veja os benefícios específicos que as principais redes sociais podem trazer para você:

Sua equipe interna está preparada para tocar uma estratégia de marketing sozinha? Não existe meio termo aqui. Uma equipe muito bem intencionada, mas que não está capacitada pode comprometer todo o seu budget de investimento em marketing digital e não trazer sequer um terço dos resultados esperados.

Então, avalie bem o momento atual do seu time e veja se não é melhor investir um pouco mais em uma agência reconhecidamente competente de marketing digital. Você gasta mais, porém sabendo exatamente o quanto poderá ter de retorno financeiro.

Afinal, lembre-se que, para extrair ao máximo de resultados em marketing digital, é super

recomendado o investimento em ferramentas específicas da área. Quase tudo é automatizado e precisa de mecanismos para serem bem feitos. É o caso de análises do seu site, testes de desempenho, programação em redes sociais, envio de e-mail, compra de links patrocinados, etc.

Tudo isso é feito a partir de ferramentas que só pessoas com capacidade técnica serão capazes de transformar em resultados visíveis para seu negócio.

Dicas:

Já sabe qual o processo que utilizará para montar um grande time para o seu e-commerce? Ainda não, leia esse artigo:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/como-montar-uma-equipe-para-e-commerce/

A tarefa de gerenciar um e-commerce não é nada fácil, saiba mais:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/como-gerenciar-um-e-commerce/

Está procurando uma agência de marketing digital? Faça o processo certo ao selecionar uma, confira:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/como-escolher-uma-agencia-de-marketing-digital/

Está em dúvida entre uma agência e uma equipe interna? Veja a diferença entre ambas:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/qual-diferenca-entre-marketing-interno-e-uma-agencia-de-marketing-digital/

 

6 – Planejamento financeiro para e-commerce

Nas etapas anteriores, observamos a importância de definir um público-alvo específico e segmentado. Com base nessa definição, você pode determinar os canais mais adequados para atingir esse público. Veja os benefícios específicos que as principais redes sociais podem trazer para você:

Ainda que você contrate a agência, é sempre válido começar a investir no conhecimento em marketing digital da sua equipe.

Isso é fundamental porque todas as estratégias de marketing digital que citamos requerem uma sinergia entre o fornecedor e o contratante.

As ações digitais precisam seguir a mesma linha editorial das ações offline – caso existam – e os princípios da empresa.

Além do mais, seu time também irá conseguir mensurar melhor os resultados obtidos conforme for entendendo mais sobre o funcionamento das ferramentas e técnicas utilizadas pela agência contratada.

Primeiro defina seu budget.

A partir desse teto, você consegue encontrar a agência ou consultoria de marketing digital que melhor pode servir ao seu negócio. Lembre-se das estratégias e verifique qual a mais útil para sua empresa nesse momento. Qual se encaixa melhor nas suas necessidades?

Com essa resposta, faça uma pesquisa sem pressa até encontrar o fornecedor ideal. Discuta seus problemas com as agências que conversam, pois elas podem lhe dar maiores orientações sobre como solucioná-los.

O custo das ferramentas normalmente será embutido nas propostas feitas pelas agências de marketing digital que você considerar. Contudo, as agências irão oferecer diferentes pacotes de serviço, de acordo com suas necessidades.

Como dissemos, a compra de mídias no Google Adwords é importante em qualquer estratégia de sucesso de marketing digital. Portanto, é fundamental reservar uma parte do seu orçamento para investir em links patrocinados. Aliás, não só no Google. Você também deve impulsionar posts no Facebook e no Instagram para que apareçam para um público que ainda não é seu seguidor. O impulsionamento é segmentado e você pode direcioná-lo exatamente para perfis que estejam de acordo com suas personas.

Para você ficar sabendo quais ferramentas devem constar em praticamente todas as propostas e que são realmente úteis para seu negócio.

7 – Cronograma de ações

Assim que todos os passos anteriores completados, comece o desenvolvimento do cronograma das suas ações, agregando equipe, fornecedores e campanhas.

Dica:

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/calendario-do-varejo-prepare-seu-e-commerce/

 

A partir do momento em que a estratégia for colocada em prática, cabe a você analisar mensalmente os resultados que estarão sendo obtidos. Sempre tenha em mãos sua tabela dos objetivos S.M.A.R.T. para saber se o desempenho está indo bem ou não.

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