Blog
Como montar um projeto de marketing digital para e-commerce
19/05/2017Montar um projeto ou uma estratégia de marketing digital para e-commerce não é tarefa fácil. Isso se complica mais, caso você esteja sozinho ou uma equipe reduzida. Nesses casos, muitas empresas por querer, e realmente sendo necessário, focar nas ações do negócio, como a própria operação, cliente e fornecedor, acabam terceirizando essa etapa para uma agência de marketing, por exemplo.
Mas claro, nada impossível de ser realizado. E nesse post expomos pontos chaves para você elaborar um projeto de marketing digital para o seu e-commerce.
Importância do marketing digital para e-commerce
Mesmo empresas inseridas no offline, vem surgindo um movimento cada vez mais crescente no aumento de investimento no marketing digital.
Não é para menos. Seu público está a todo o momento conectado, e ficar distante só abre espaço para concorrência levá-los embora. Mas não somente isso, há um aspecto fundamental que vem transformando o marketing como um todo – o relacionamento com o público.
Quando envolve um e-commerce, traçar estratégias e ações de marketing digital é primordial para sua existência. Não vejo alguém distribuindo um panfleto, por exemplo, para visitar uma loja online. Faz sentido?
Mas marketing digital não é somente criar uma conta em rede social ou ativar sua conta no Adwords e torrar dinheiro em mídia. Se sua empresa quer destaque e crescer de forma sustentável, é preciso inteligência na hora de planejar suas ações. É o que veremos ao longo deste conteúdo.
Elaboração de Personas
Esse termo provavelmente não seja novo para você. Mas, caso nunca tenha ouvido falar de personas ou queira conhecer mais sobre o assunto, elaboramos um conteúdo específico sobre isso, podendo baixar um whitepaper para formatar a sua persona.
Saiba Mais: Por que criar personas para o seu negócio
Mas resumindo, persona é a caracterização do cliente ideal da sua empresa. Você pode formatá-la através da experiência no atendimento aos clientes, uma comparação com a sua base de contatos ou uma pesquisa bem elaborada.
Ter o conhecimento dessa persona, fará com que suas ações sejam mais assertivas. Toda comunicação estará direcionada para aquele perfil, o perfil de cliente correto da sua marca. Seja através de conteúdos produzidos ou segmentação de campanhas.
Canais de aquisição de tráfego
Um e-commerce sem tráfego, ou seja, sem pessoas visitando o site, é a mesma coisa que uma loja de rua sem as pessoas entrarem nela.
As lojas físicas apostam fortemente como canal de tráfego, uma rua movimentada. Aquele “ponto” de grande movimentação de pessoas que possam trazer gente para dentro da loja. No e-commerce, as opções são das mais variadas, desde canais de tráfego pago até orgânicos.
Canais de mídia paga
Nesses canais, você paga para obter tráfego, sendo mais famoso, o Google Adwords. Você dispõe de certa quantia, e de acordo com o lance daquela palavra-chave, conquista maior visibilidade. Temos também:
- Mídia Programática
- Facebook Ads
- Linkedin Ads
- Bing Ads
Além de outros canais onde para aumentar seu tráfego, você precisa injetar diretamente recurso para conquistar visibilidade.
Entretanto, esses são canais que muitas vezes tornam-se insustentáveis ao longo do tempo. Sendo que para ter mais público, necessariamente é preciso mais dinheiro investido. Uma hora a conta não vai fechar.
Sendo assim, ações orgânicas são necessárias para dar maior equilíbrio e sustentabilidade nas vendas. Desta forma, entra em pauta nas estratégias de marketing para e-commerce, ações de SEO.
SEO (Search Engine Optimization) são ações que buscam otimizar suas páginas e conteúdos para os mecanismos de busca, facilitando de ser encontrado sem precisar investir em mídia para isso.
Em ações orgânicas, produzir conteúdo é fundamental tanto para educar os visitantes que navegam pela loja e não compram, tendo o objetivo em transformá-los em leads qualificados, como também trabalhar esse lead até o momento de uma oferta com possibilidades maiores de conversão.
Também elaboramos alguns conteúdos onde você pode aprender como o conteúdo pode ajudar a trazer mais tráfego orgânico para sua loja, como também a importância do SEO para uma loja online.
Saiba Mais: 5 coisas que você precisa saber para aumentar suas vendas com SEO
Saiba Mais: 5 formas de aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual
Saiba Mais: Aumento do tráfego orgânico – Como um bom conteúdo pode ajudar.
Estratégias de marketing digital para e-commerce
Se você possui conhecimentos sobre Adwords, SEO, Marketing de conteúdo e outras ações, chegando até mesmo ao novo marketing, o Inbound marketing, é hora de unirmos todos os conhecimentos para elaborar uma estratégia de marketing digital que permita você converter mais vendas e leads para o seu e-commerce.
Sua loja precisa estar preparada para receber os visitantes e eles saírem como clientes ou leads. Sendo assim, tenha uma plataforma com layout e estrutura amigável que permita navegar em outros dispositivos, como também que lhe dê abertura para implementações, como os ajustes de SEO.
Vamos dividir aqui em duas etapas. Uma pensando em aumentar vendas diretas, outra em conseguir capturar leads que não compraram naquele momento.
Aumentar as vendas do e-commerce
Em pesquisa realizada entre o E-commerce Brasil e Sebrae, apontam que a taxa de conversão em um e-commerce no Brasil é em média de 1,5%. Os demais visitantes simplesmente saem da loja por estarem somente pesquisando, ou seja, não estão em fase de compra.
Para converter mais em vendas, seu e-commerce deve estar preparado tanto na navegabilidade e experiência da loja, como também extrair valor do melhor canal.
Para isso, ter o histórico, dados que oriente a performance de cada um é fundamental para saber onde atacar. Você pode ter tanto um problema de ausência de tráfego suficiente para chegar ao resultado que deseja, como também uma taxa de conversão que possa ser melhorada.
Sabendo essa etapa, você conseguirá definir melhor sua estratégia para aumentar as vendas do seu e-commerce. Seja investindo no aumento de tráfego ou melhorando a experiência para aumentar a taxa de conversão.
Captura de leads
Como pode ver, nem todos os visitantes se tornam clientes. Mas podemos conseguir capturar o maior número possível de leads para trabalharmos o relacionamento e direcioná-los para uma compra no momento certo.
Para isso, é preciso investir em alguns recursos para obter êxito em sua estratégia de captura de leads. Você deve se preocupar com alguns pontos, como:
- Produzir conteúdos para aumentar o tráfego orgânico
- Desenvolver materiais ricos que possam servir de isca para captura de leads
- Ter ferramentas de captura como: pop-ups, landing pages, campos de newsletter e etc.
- Utilizar as redes sociais como canal de expansão do alcance desses materiais
- Montar um bom fluxo de automação para nutrir seus leads
Todas essas ações unidas e um bom planejamento fazem parte de uma nova estratégia de marketing, conhecida como Inbound Marketing ou Inbound Commerce. Você pode saber mais através dos conteúdos complementares que deixo abaixo e nosso ebook.
Baixe o nosso Ebook: Inbound marketing para e-commerce
Saiba Mais: Planejamento de Inbound Marketing para E-commerce
Organização e documentação
Toda estratégia é preciso ser organizada e documentada. Em uma estratégia de marketing digital para e-commerce, onde diversas ações trabalham em conjunto, isso se torna ainda mais necessário.
Você irá acompanhar o progresso e ao longo dessa jornada, realizar testes, como o teste AB para melhorar seus resultados, principalmente focados na experiência do visitante em sua loja virtual.
Organize etapa por etapa e enxergue o todo para ver se a estratégia faz sentido e assim consiga montar um caminho a ser trilhado para aumentar seus resultados.
Mensuração de resultados
Após documentações, é preciso monitorar os resultados, promovendo ajustes quando necessários para otimizar suas campanhas de marketing.
Um bom projeto de marketing digital para e-commerce é fundamentado em dados. Eles dirão o caminho que deverá ser trilhado. Quanto mais dados tiver em mãos, mais fácil será de identificar e promover as melhorias necessárias.
Você pode identificar um canal de tráfego ineficiente que esteja consumindo muito recurso e direcionando para outro canal. Pode até mesmo, através de ferramentas de marketing, identificar onde o visitante está travando no momento da compra.
Deixo abaixo alguns conteúdos onde falamos sobre ferramentas de marketing digital, ferramentas para mensuração de dados e também como formar uma boa equipe de marketing que possa ajudar nesse planejamento.
Saiba Mais: Ferramentas de marketing digital – Lista Completa
Saiba Mais: Como organizar minha equipe de marketing
Compartilhe esse conteúdo e deixe seus comentários.