Quais empresas de transporte utilizar para sua loja virtual, além dos correios?

24/01/2017

Quem possui ou gerencia um e-commerce, provavelmente já se deparou com alguns problemas de entrega de produtos ou alguma situação que colocaria a entrega em risco. Seja pelos correios ou empresas de transporte, essa é uma área que influencia e muito a satisfação do consumidor.

Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae (2016), foi apontado que a segunda maior preocupação de quem possui um e-commerce está na parte logística, sendo que essa área foi a maior preocupação em pesquisa do ano anterior.

Não seria por menos, desde a parte de obter os produtos para inserir na loja, embalagem, postagem e entrega ao consumidor final, é uma jornada que pode sofrer vários problemas e minimizar esses riscos fazem parte da função de quem gerencia um e-commerce.

 

Correios – Vantagens e desvantagens

Vantagens

O Correios é a principal alternativa hoje quando se refere a transporte de produtos das lojas virtuais. Muito devido ao seu custo e ter abrangência nacional, entregando os produtos em regiões mais remotas e que dificultam a entrega por outras empresas.

Geralmente são utilizadas por e-commerce de pequeno e médio porte, e que possuem um volume de entregas relativamente baixo que compensa utilizar o Correios pelo seu custo x benefício.

Outra vantagem quando se opta por utilizar os serviços do Correios é a fácil integração com a plataforma de E-commerce, o que possibilita que o usuário possa calcular e saber o valor de frete a ser pago.

Desvantagens

Podemos citar como principal desvantagem, o risco. Quem utiliza o Correios como forma de entrega para seus consumidores, provavelmente já passou pela situação de se explicar ou buscar alternativas devido a greve realizada pela empresa.

De acordo com os dados da Central Sindical Popular, entre os anos de 2003 e 2015, não houve um ano que não tivesse greve. Colocando assim, dificuldades para gestores em planejar suas entregas.

Nos correios há regras de tamanho e pesagem que devem ser seguidas, e isso também pode ser um problema para sua loja, pois o envio é restrito até 30kg.

Empresas de transporte em alternativa aos correios

Como alternativa aos Correios, há quem opte pelas transportadoras. Elas vem como alternativa aos Correios e servindo de opção a empresas que precisam de um serviço mais especializado e personalizado, considerando principalmente ao tipo de carga a ser transportada.

Há também quem opte pelas transportadoras devido a maior segurança na entrega, pois há uma relação de serviço, onde a preocupação está em entregar a melhor experiência, seja para o e-commerce ou direto ao cliente.

Respeito ao prazo e cuidado com a mercadoria a ser transportada, dão maior segurança para quem opta por essa escolha. Sem contar o fato de não haver greves, o que favorece a escolha por essas empresas especializadas.

O que pesa muitas vezes na escolha por essas empresas são seus custos em relação ao Correios. Muitas vezes fica difícil bater os preços, o que faz com que pequenos e-commerces optem para manter seus preços de frete competitivos e não percam vendas.

Qual escolher: Correios ou Transportadoras?

Não há uma decisão definitiva. É preciso analisar o porte do seu e-commerce, pedidos realizados, regiões de entrega e outras variáveis que possam ser analisadas antes de optar por alguma dessas escolhas.

Algumas transportadoras não atendem a determinado raio de entrega, o que faz necessário uma pesquisa para optar pela transportadora que melhor lhe atende, caso queira contratar os serviços.

Uma dica é pesquisar entre elas e ver qual oferece melhor condição de custo x beneficio. Por ter varias empresas concorrendo, há competição entre elas para oferecer a melhor proposta.

Além disso, o Correios pode ser sua alternativa de entrega, porém acompanhando cenários de possível greve, você possa traçar um plano antecipado para contar com os serviços dessas empresas de transporte.

Outras alternativas de transporte

Em seu monitoramento de entregas, pode identificar que há entregas próximas a sua região. Sendo assim, a contratação de motoboys ou ter um carro próprio pra entrega, também são soluções que empresários utilizam para conseguir entregar seus produtos. Há quem já tenha entregue mercadorias pelo próprio UBER.

A escolha do transporte e alguma ação de contingência devem estar presentes no seu planejamento. É um ponto fundamental na satisfação do cliente. Falhar na entrega é mais do que motivo para o consumidor expor sua fúria e insatisfação nas redes sociais e demais sites de reclamação, basta dar uma olhada no Reclame Aqui.

Caso isso, por algum motivo aconteça, agir rapidamente e procurar solucionar o problema de forma direta com o cliente é essencial para não manchar a reputação da marca. Procure mapear e prever esses tipos de problema e manter seu cliente satisfeito.

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