SEO para E-commerce

14/12/2016

O termo SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de motores de busca, vem se mostrando cada vez mais importante na geração de resultados através do marketing digital.Se você busca aumentar as visitas e conversões em seu e-commerce é fundamental que você de atenção em sua estratégia de SEO. Leve em consideração que em alguns mercados, um excelente posicionamento orgânico chega a ser responsável por 40% do faturamento da empresa, isso pode variar de um mercado para outro, mas é uma fatia importante quando analisamos as fontes de visitas que geraram vendas.

A vantagem na utilização do SEO é o grande volume de leads que conseguimos atrair. Geralmente, um SEO bem aplicado em blogs com conteúdos relevantes ou landing pages bem otimizadas nos ajudam na captação de novos leads para o negócio.

Qual é o principal objetivo em utilizar o SEO em um e-commerce?

A resposta é simples: aumento de trafego, redução de custo com mídia e redução de CPA (Custo por aquisição).

Mas como reduzir o custo de aquisição de um novo cliente?

Se você nunca analisou esta variável, eu aconselho que analise friamente com a sua equipe de marketing ou agência digital parceira. O CPA (Custo por aquisição) deve ser levado em consideração no momento em que você irá gerar um relatório de resultados para a diretoria.

Vamos dar alguns exemplos práticos:

Digamos que você invista em compra de mídia, vamos usar o Google Adwords como exemplo.

  • Buscas mensais pelo produto – 400.000
  • Google Adwords – R$ 4.000,00/mês
  • CTR (Cliques divididos por impressões) – 1.5%
  • CPC (Custo por Clique) – R$ 1,50
  • Visitas – 6.000
  • Taxa de Conversão em Vendas – 1%
  • Ticket Médio – R$ 50,00
  • Pedidos – 60/mês
  • CPA (Custo por Aquisição) – R$ 66,66
  • Faturamento – R$ 3.000,00

Perceba que neste caso, utilizando este canal para obter novos clientes, estamos negativos. Isso porque o custo de aquisição do cliente é maior que o ticket R$ 50,00 que estamos trabalhando. Agora você consegue perceber a importância de calcular o CPA em sua análise de ROI?

Basicamente, neste exemplo, você está pagando muito para ter um novo cliente em sua loja, sem levar em consideração que investimento vs retorno em mídia está praticamente R$ 1.000,00 negativos.

Mas tenha calma, existem algumas soluções para resolver esse problema.

Aqui na Ciclo Digital, costumamos separar nossas soluções da seguinte forma:

Tráfego – Focamos nossos esforços na obtenção de novas fontes de tráfego, seja por mídia paga, SEO, marketing de conteúdo, mídia programática, dentre outros canais.

Experiência – Focamos em aplicar melhorias no web site, e-commerce, implementação de ferramentas de retenção de clientes e abandono de carrinho.

Dados – Mensuramos o desempenho de cada canal: CPC, CTR, CPA, fontes e palavras chaves com maior desempenho.

Quando começamos a aplicar essa metodologia em nossos projetos, conseguimos identificar os reais problemas e corrigi-los de maneira eficaz. Em muitos casos, um e-commerce necessita de aumento de tráfego, em outros, aumento de conversão, como melhorias na loja para uma boa experiência do cliente. Também temos empresas que não mensuram corretamente os dados sobre as campanhas de marketing digital, então neste caso nós implementamos ferramentas de análise para mensurar corretamente as ações digitais.

Vamos imaginar que o e-commerce precise de mais visitas para que tenha vendas. O primeiro ponto é que estas visitas precisam ser cada vez mais qualificadas e as fontes de tráfego devem ser analisadas antes de investirmos a verba de mídia.

Agora se aplicássemos o SEO estrategicamente no e-commerce, que tipo de resultados poderíamos obter?

Vamos ao exemplo abaixo:

  • Buscas mensais pelo produto – 400.000
  • Projeto de SEO – R$ 4.000,00/mês
  • CTR (Cliques divididos por impressões) – 40%
  • CPC (Custo por Clique) – R$0
  • Visitas – 160.000
  • Taxa de Conversão em Vendas – 1%
  • Ticket Médio – R$ 50,00
  • Pedidos – 1.600/mês
  • CPA (Custo por Aquisição) – R$ 2,50
  • Faturamento – R$ 80.000,00

Olhando por esta perspectiva, você consegue notar como o SEO faz diferença em um projeto de marketing digital?

Um estudo realizado pelo SEO Mad nos revela a média de tráfego que um web site recebe de acordo com o posicionamento orgânico que ele se encontra, repare no gráfico abaixo:

Analisando a média de tráfego, de acordo com o estudo, você percebe a importância de trabalharmos o SEO em um e-commerce?

DICA:

Se atualmente você esta tendo problemas com as vendas em seu e-commerce, analise os seguintes pontos:

1 – Visitas (Tráfego)

Quais são os canais que você utiliza para obter tráfego para o seu e-commerce?

Mídia paga;

SEO;

Redes Sociais;

Levante as métricas para que você possa ter uma visão precisa de suas campanhas.

2 – Experiência

Se você já possui um número considerável de visitas em seu e-commerce e gostaria de aumentar a sua taxa de conversão em vendas e obter uma retenção de clientes maior, verifique a experiência oferecida em sua loja, muitas vezes algumas lojas deixam a desejar fazendo com que o cliente desista da compra.

3 – Dados

Como mencionei no inicio do conteúdo, implemente uma boa ferramenta de análise em sua loja e defina KPIs. Você terá uma visão muito melhor sobre o desempenho de suas campanhas e taxas de conversão.

Resumo

Neste conteúdo entendemos um pouco sobre o SEO e como ele contribui para o aumento de vistas e conversões em um e-commerce.

Aplicar o SEO em seu e-commerce pode ser uma das ações fundamentais para que você possa obter um volume maior de vendas, lembrando que antes de tomar ação, realizar um bom planejamento estratégico digital com a sua equipe ou agência digital será fundamental para o sucesso do projeto.

Veja também nosso vídeo sobre SEO para e-commerce

https://www.youtube.com/watch?v=sjwWlVRWFFU&t=6s

Espero que o conteúdo tenha agregado valor e conhecimento e também que você o aplique em seu negócio.

Um grande abraço.