Como utilizar a psicologia das cores para aumentar as vendas no e-commerce

11/05/2017

Saber utilizar as cores no momento certo faz toda diferença na forma como criamos nossas campanhas de marketing e chamadas de ação (Call to Actions) para o nosso público-alvo.

Portanto, entender corretamente as sensações que elas causam em nosso comportamento fará toda a diferença.

Pesquisas apontam que 93% dos consumidores consideram a aparência visual de uma loja fundamental para realizar uma compra. A comunicação visual é um fator determinante para eles.

Segundo Neil Patel, um dos maiores especialistas em marketing digital do mundo, 85% da razão pela qual você compra é devido ao impacto visual que as cores tiveram sobre você.

É muito comum quando realizamos ações de marketing digital, focarmos grande parte dos esforços na performance dos projetos, isto é determinante, porém não podemos negligenciar esta camada do marketing voltada a percepção visual.

Utilização das cores em e-mail marketing

A conexão entre a psicologia das cores e o marketing

A psicologia das cores é um estudo para que possamos interpretar as cores que afetam emoções e aguçam os sentidos de quem as percebe.

É importante entender o significado de cada elemento para que possamos transmitir nossa mensagem de maneira precisa.

No marketing, cada detalhe inserido no produto ou serviço oferecido impacta a percepção do consumidor.

Curiosidade: A indústria do cinema trabalha a psicologia das cores tão profundamente que cada cena de um filme é bem planejada para que se possa transmitir a comunicação desejada.

Significado das cores

Para que possamos entender de uma forma mais clara, vamos falar um pouco mais sobre o significado das cores e as sensações que elas podem transmitir.

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagancia, excessivo, flamejante
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, auto-consciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

Existem softwares que podem auxiliar no processo de composição das cores a serem utilizadas em peças de comunicação.

Adober Kuler é um bom exemplo, clique aqui para conhecer.

Qual cor devo utilizar em minhas campanhas de marketing digital?

Como pode ter notado, a cor a ser utilizada em um call to action, campanhas de e-mail marketing e peças de comunicação devem ser inseridas de acordo com a sensação que você quer transmitir ao cliente.

A primeira pergunta que deve ser respondida é:

Qual é o objetivo desta ação de marketing?

Fazer com que o cliente compre agora?

Fazer com que o cliente sinta conforto e confiança e se cadastre em sua base?

Chamar a atenção para uma novidade?

A seleção da cor correta está atrelada ao objetivo da comunicação, a partir deste ponto você terá uma maior assertividade.