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Cupons na sua loja virtual: Aprenda quando e por que utilizar
24/01/2017Muito comum no exterior, principalmente nos EUA, os cupons fazem a alegria dos consumidores. Lá fora, os cupons são distribuídos livremente em revistas, online e outros canais como forma de puxar as vendas das lojas. Utilizar cupons na sua loja virtual pode ser uma ótima estratégia para alavancar seus resultados.
Os cupons são formas de fornecer descontos ao consumidor, seja ele através de uma porcentagem ou até mesmo gratuidade, como é comum nos casos de frete. Entretanto, sair dando desconto por aí sem planejamento, pode ser um tiro no pé.
Imagine. Você tem um produto e dá um desconto de 70%. Acaba chovendo vendas na sua loja, porém lá no final você acaba identificando prejuízo. Um bom motivo para isso deve-se ao desconto em um produto que possuem pouca margem ou você acabou pagando do próprio bolso o produto, devido ao desconto concedido.
Como utilizar cupons de forma inteligente.
Um dos pontos que precisa identificar é justamente isso, a lucratividade do produto. Se for conceder algum desconto, é preciso identificar os limites, o quanto esse produto vende e a época do ano que está concedendo. Muitas vezes você está concedendo desconto através do cupom para um produto que já se vende sozinho, você está mais atrapalhando as vendas do que estimulando corretamente.
Conhecer os produtos, a representatividade de cada um e o histórico, irá ajudar a melhorar sua estratégia na utilização de cupons. Você saberá qual produto merece desconto, qual não será necessário, qual a porcentagem que pode ser concedida, entre outros aspectos que se deve gerenciar.
Algumas dicas de como utilizar cupons na sua loja virtual
Produtos/categorias
Conceder desconto para todos os produtos da loja pode ser um grande erro. Isso porque cada produto possui seu custo e margem de lucro Você pode acabar concedendo um desconto de 30%, sendo que o produto A terá um bom resultado, entretanto o produto B acabará saindo no prejuízo.
O ideal é elaborar cupons para cada categoria de produtos. Assim evita que produtos possam ter sua margem afetada e que os consumidores possam utilizar cupons justamente neles.
Procure também fazer cupons gradativos, por exemplo, 30%,40%, 50% e etc. Atenção, aplique cada desconto conforme a margem do produto.
Finais de Semana, feriados e começo de ano
Tanto o feriado, finais de semana e muitas vezes começo de ano, são datas ruins para e-commerces. Isso porque as pessoas preferem fazer outra coisa além de estar na frente da tela ou realmente comprar.
Com isso, aproveitar a utilização de cupons para estimular o cliente a consumir na sua loja, pode ser uma alternativa para aumentar as vendas e minimizar os resultados ruins desses dias.
É importante traçar uma estratégia antecipada para que consiga se programar para as ações de divulgação das promoções.
Aumento de ticket médio
Os cupons são ótimas formas de aumentar o ticket de compra do consumidor em sua loja virtual. Supomos que o ticket da sua loja esteja em R$ 150,00. Você pode oferecer um desconto de 10% para compras a partir de R$ 200. O Consumidor procura benefícios no momento da compra e ter um desconto é uma boa sacada para estimulá-lo.
Veja que para essas ações, é primordial o conhecimento dos produtos, históricos de venda e outras informações úteis do seu e-commerce. Esse é um dos pontos principais quando falamos em gerenciamento de um e-commerce. Caso queria saber um pouco mais em como gerenciar melhor um e-commerce, clique aqui.
Abandono de carrinho
Nem todo visitante da sua loja, realiza uma compra. E nem todos que colocam produtos no carrinho, concluem a compra. Seja por motivos de frete, data de entrega, desconfiança ou outros. Utilizar cupons pode ser uma boa forma de recuperar esses valores que ficaram abandonados no carrinho.
Alinhar essa ação com ferramentas adequadas, como VeInteract que já é própria para retenção dos produtos no carrinho, dará maior escala e poderá ajudar e muito no resultado final das vendas.
Ação de fidelização
Utilizar cupons para seus melhores clientes ou alguma base que você tenha é uma forma de fortalecer o vínculo, oferecendo melhores condições e assim fidelizá-los. Você pode ter uma ação de desconto para produtos sugeridos para próxima compra do cliente. Por exemplo, um cliente realizou a compra de uma blusa. Você pode enviar mais a frente um cupom com desconto em alguma camiseta, calça ou outro produto como sugestão.
Giro de estoque
Algumas vezes você identifica aqueles produtos que estão bom tempo no estoque e que são difíceis de sair. Você pode utilizar a ação de cupons de desconto para esses produtos com intuito de girar o estoque.
Essa pode ser uma alternativa para captar esse recurso e investir em produtos que possuem maior saída. Para saber um pouco mais sobre gerenciar estoque, você pode conferir este artigo que publicamos no blog.
Divulgação
Ter essas ações e ninguém saber não adianta em nada. É preciso que você divulgue essa ação para que a sua audiência possa participar dessa promoção.
Procure explorar canais, como redes sociais, banners na loja, whatsapp e outros meios que o seu público esteja presente. Tenha outras ferramentas de apoio, uso de pop-up para capturar os emails interessados e você trabalhar ações de email marketing.
Ter mapeado e projetar a demanda para evitar falta de produto também são pontos a serem analisados para evitar problemas. Colocando ações como estas suas vendas podem dar um grande salto.
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